ONU Mulheres faz palestra sobre Pequim+20 na Prefeitura do Rio de Janeiro

Segundo a chefe da secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha, a intenção é trabalhar na transversalidade das políticas de gênero dentro da esfera municipal.

Ao lado da secretária Ana Rocha, Gisele Netto, da ONU Mulheres, fala sobre Pequim+20. Foto: ONU Mulheres

Ao lado da secretária Ana Rocha, Gisele Netto, da ONU Mulheres, fala sobre Pequim+20. Foto: ONU Mulheres

Atendendo a uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro, a ONU Mulheres apresentou, no auditório da Prefeitura do município, nesta segunda-feira (26), uma palestra sobre o calendário de celebrações de Pequim+20, que busca apoio global ao cumprimento da Plataforma e do Plano de Ação de Pequim. Com o lema “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”, a campanha internacional é liderada pela ONU Mulheres e trata dos avanços e obstáculos enfrentados pelos países, 20 anos após o documento final da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher.

Estiveram presentes representantes das secretarias de Políticas para as Mulheres, Direitos Humanos, Educação e Saúde, entre outras. Segundo a chefe da secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha, a intenção é disseminar ao máximo a informação sobre as discussões em torno de Pequim+20, divulgar o calendário de eventos dedicados ao tema, e trabalhar na transversalidade das políticas de gênero dentro da esfera municipal.

Pequim+20 no carnaval do Rio

A ONU Mulheres está planejando uma série de atividades de divulgação de Pequim+20 durante o carnaval do Rio de Janeiro. A entidade fechou uma parceria com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira e usará a linguagem do samba para transmitir a mensagem de igualdade na Sapucaí.

Além disso, estão previstas ações em conjunto com grandes blocos de carnaval da cidade, para reforçar a visibilidade e incentivar a discussão sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero no Brasil.