ONU Mulheres apoia o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

No dia 29 de agosto, foi celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data lembra o I Seminário Nacional de Lésbicas de 1999, marco da organização de mulheres homossexuais brasileiras.

Dia Nacional da Visibilidade LésbicaFoi celebrado na quarta-feira (29) o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica no Brasil. Na data, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) reafirmou estar comprometida com a defesa dos direitos das lésbicas e bissexuais e de todas as mulheres no mundo.

O dia faz referência ao I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), que aconteceu em 29 de agosto de 1999, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que mulheres homossexuais de todo o país se reuniram oficialmente em uma organização. Um resultado simbólico dessa luta é a colocação da letra L, de lésbicas, na frente da sigla LGBT. Este foi um primeiro passo para que o movimento homossexual se comprometesse com a causa do lesbianismo.

A Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Meinicucci, divulgou um comunicado lembrando a data e destacando a criação da Coordenação Geral da Diversidade, para a efetivação de políticas públicas que apoiem e fortaleçam a promoção da igualdade e valorização da diversidade.

 


Comente

comentários