ONU Mulheres apoia corrida da Turma da Mônica em prol da igualdade de gênero

Com apoio da ONU Mulheres no Brasil, a Maurício de Souza Produções realizou no domingo passado (17) a primeira Corrida Donas da Rua, iniciativa em prol da igualdade entre meninos e meninas. A marcha contou com uma surpresa especial — a apresentação da mais nova personagem da Turma da Mônica, a jovem negra Milena Sustenido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com apoio da ONU Mulheres no Brasil, a Maurício de Souza Produções realizou no domingo passado (17) a primeira Corrida Donas da Rua, iniciativa em prol da igualdade entre meninos e meninas. A marcha contou com uma surpresa especial — a apresentação da mais nova personagem da Turma da Mônica, a jovem Milena Sustenido.

Milena vem de uma família negra com fortes raízes musicais. É uma garotinha cheia de atitude e autoestima, que exibe seus talentos nas aulas de piano. Além da música, Milena também é apaixonada por futebol.

“A Turma da Mônica é uma forte referência para as crianças brasileiras há cinco gerações. Metade da nossa população é negra e, por isso, ter uma personagem que representa e empodera as meninas negras é muito importante para que elas tenham a certeza de que também são Donas da Rua e podem exercer plenamente o seu potencial”, avalia Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres.

“A reação emocionada do público ao apresentarmos a primeira personagem da família Sustenido, durante a Corrida Donas da Rua, reforçou a importância de se elevar a autoestima das meninas e seus direitos à igualdade e diversidade de oportunidades, além de aumentar a representatividade das meninas negras nos quadrinhos, animações e eventos de live-action”, defende Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e porta-voz do projeto Donas da Rua.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU são uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas para mobilizar o setor privado, garantindo políticas para a igualdade de gênero dentro de empresas e corporações.

A ONU Mulheres também vem trabalhando em parceria com a Mauricio de Sousa Produções no projeto #DonasdaRua, que divulga a história de mulheres notáveis do Brasil e busca romper com estereótipos de gênero.