ONU Meio Ambiente promove ações de combate à poluição do ar em todo o Brasil

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos no dia 5 de junho e, neste ano, traz como tema a “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

No período, o Programa realiza lançamentos, promove ações de engajamento digital, dialoga com vários setores da sociedade e apoia e promove eventos para #CombaterAPoluiçãoDoAr.

Poluição do ar mata 6,5 milhões de pessoas por ano. Foto: PEXELS

Poluição do ar mata 6,5 milhões de pessoas por ano. Foto: PEXELS

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos no dia 5 de junho e, neste ano, traz como tema a “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

Com o objetivo de unir esforços para combater este mal, que atinge todas as pessoas, mas é particularmente prejudicial às crianças e mulheres grávidas, a ONU Meio Ambiente no Brasil promove uma série de atividades em todo o território nacional durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 1 e 9 de junho.

No período, o Programa realiza lançamentos, promove ações de engajamento digital, dialoga com vários setores da sociedade e apoia e promove eventos para #CombaterAPoluiçãoDoAr.

Nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por 7 milhões de mortes prematuras por ano.

Só no continente americano, mais de 300.000 pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar. Alguns poluentes atmosféricos também estão diretamente relacionados ao aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.

Para a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, este Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade única para alertar pessoas, governos e organizações sobre esta ameaça silenciosa.

“Muitas vezes, não vemos os poluentes que estão no ar. Mas esta forma de poluição está matando tanto que já é chamada de ‘o novo tabaco’. A escolha do tema para guiar as ações neste ano é uma oportunidade para disseminar informações e estimular mais e melhores políticas públicas pela qualidade do ar, em todas as esferas – global, nacional, estadual e municipal. Também é um chamado para mais investimentos em tecnologias verdes e mudanças de hábito no dia a dia de cada cidadão”.

Anúncios pela qualidade do ar, em Brasília

No dia 5 de junho, o Governo do Brasil e a ONU Meio Ambiente irão promover um evento para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Na ocasião, o ministro Ricardo Salles irá anunciar o Lançamento da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.

Em sinergia com a temática, o Programa ambiental da ONU se uniu à OPAS/OMS para lançar, no mesmo evento, a Campanha Respire Vida no Brasil. O objetivo é mobilizar as cidades e indivíduos para proteger a nossa saúde e a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela contaminação do ar.

A campanha combina especialistas em saúde pública e meio ambiente para o compartilhamento e divulgação de soluções para a poluição do ar, em apoio aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, visando conectar cidades e sensibilizar público e gestores.

Como forma de colaborar com gestores municipais brasileiros nos primeiros passos para melhorar a qualidade do ar, as duas agências da ONU lançarão, junto com o anúncio da Campanha, a publicação “16 medidas pela qualidade do ar nas cidades: um chamado pela saúde e pelo meio ambiente”.

#PedalAmbiental: unindo vozes e pedais contra a poluição do ar pelo Brasil

Para que o Dia Mundial do Meio Ambiente possa gerar benefícios mútuos e de longo prazo, toda a sociedade precisa estar envolvida. Uma das ações centrais neste ano para sensibilizar e mobilizar a população brasileira é o #PedalAmbiental.

Junto com a União de Ciclistas do Brasil (UCB), a ONU Meio Ambiente está chamando grupos de bikers – profissionais, amadores e ciclistas de final de semana – a organizarem pedaladas em prol de um ar mais puro durante todos os dias da Semana do Meio Ambiente.

Promover a bicicletada e fazer parte deste movimento é mais simples do que aprender a andar de bicicleta: todas as instruções do #PedalAmbiental estão disponíveis aqui.

Adesões e iniciativas estaduais

Em Salvador (BA), especialistas da ONU Meio Ambiente participam do evento “Diálogos sobre Meio Ambiente, Saúde e Qualidade do Ar: avanços da agenda 2030”, nos dias 3 e 4 de junho, para debater questões como “resíduos, queimadas e poluição”, “mobilidade urbana e poluição do ar” e “educação e juventude pela qualidade do ar”.

O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia, organizada entre os dias 3 e 7 de junho.

Além disso, no dia 3 de junho, o Governo da Bahia, por meio do Secretário de Meio Ambiente, irá assinar o termo de compromisso e, posteriormente, o termo de adesão à Campanha Respire Vida.

Ainda, por meio do Secretário da Educação, irá assinar o termo de compromisso para que as escolas da rede estadual de ensino participem do desafio Campeões dos Oceanos: Desafio do Plástico, que visa sensibilizar jovens estudantes sobre o impacto do lixo nos ambientes costeiro e marinho.

Já no outro extremo do país, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), a ONU Meio Ambiente e o Grupo Cataratas promoverão uma série de ações na Semana do Meio Ambiente.

A largada foi neste domingo (2), com a meia maratona para celebrar os 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu. Os 4.500 atletas inscritos se depararam com mensagens sobre a poluição do ar durante todo o percurso e, ao final, também produziram mudas nativas.

Outras ações programadas incluem o plantio de mudas com os Escoteiros do Brasil, rodas de conversa sobre a poluição e lançamento de vídeos sobre o tema.

Foco em mobilidade urbana

Cerca de 76% da população brasileira vive em cidades e a tendência de aumento da urbanização nas próximas décadas coloca a discussão sobre cidades e mobilidade urbana no coração do desenvolvimento sustentável.

Em parceria com a Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a ONU Meio Ambiente está promovendo, durante todo o mês de junho, a ação “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa”.

A ideia é estimular, por meio de cartazes e banners em ônibus de todo o Brasil, a reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para reduzir a poluição do ar estimulando, ao mesmo tempo, o uso do transporte coletivo para deslocamentos nas cidades.

Ações de engajamento digital

Em 2019, um dos focos do Dia Mundial do Meio Ambiente são as atividades de ativação digital. A ONU Meio Ambiente lançou, de forma inédita, uma site totalmente em português para a data, que além de conteúdos informativos, tem uma área específica para governos, empresas e organizações registrarem seus eventos na Semana do Meio Ambiente.

O Programa também lançou o Desafio da Máscara, uma iniciativa que convida celebridades, influenciadores e usuários do Instagram, Facebook e Twitter a postem uma foto ou vídeo cobrindo o rosto e a boca, com uma máscara ou outras formas (a criatividade é que manda), em referência à demanda por ações urgentes pela qualidade do ar.

Dia Mundial dos Oceanos

O dia 8 de junho marca o Dia Mundial dos Oceanos. Para celebrar a data, a ONU Meio Ambiente fará parte da ação de limpeza de praia promovida pela ONG Route Brasil.

O mutirão (clean up) irá ocorrer em 10 pontos nos 18 quilômetros de extensão da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com a participação dos Defensores #MaresLimpos Família Schurmann, Mateus Solano e Fe Cortez.

A Campanha #MaresLimpos terá uma tenda no Ponto 1 da ação, em parceria com a Volvo Penta. Na ocasião, a campanha também irá anunciar a assinatura do MOU com a Família Schurmann e o apoio ONU Meio Ambiente à expedição “Voz dos Oceanos”.

Outras ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Além das atividades mencionadas, a ONU Meio Ambiente também está engajada outras ações em prol da qualidade do ar. No Rio de Janeiro, no dia 5 de junho, irá promover uma palestra sobre Consumo e Produção Sustentáveis para membros da equipe, elenco e executivos da Globo, nos estúdios Globo, como parte da plataforma Menos é Mais, na Semana do Meio Ambiente da Globo.

Também irá apoiar à inauguração do Espaço Convivência Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e participará da homenagem, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ao Escotista Rubem Tadeu Perlingeiro por seu trabalho em defesa do meio ambiente, especialmente pela criação da Insígnia Mares Limpos no âmbito dos Escoteiros do Brasil.

Já em Brasília (DF), o Programa irá promover uma palestra sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização no Brasil, durante a Semana do Meio Ambiente do Banco do Brasil.

Agenda de programação

De 1 a 9 de junho:

o #PedalAmbiental, com engajamento de grupos de bikers (profissionais, amadores e de final de semana) em todos os estados, de norte a sul do país.

o Desafio da Máscara: ativação nas redes sociais para reivindicar por um ar mais puro.

o Registre seu evento: ferramenta no site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente que convida pessoas, governos e organizações a registrarem seus eventos de celebração da data em um mapa. Além de certificado, a ação dá visibilidade global às atividades e as pessoas podem descobrir onde estão os eventos mais próximos de suas casas.

Todo o mês de junho:

o Ação “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa” com a NTU nos ônibus do transporte público em diversas cidades brasileiras.

30 de maio:

o Lançamento do curta documentário #SomosProtetores: a vida de quem cuida do planeta, na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em São Paulo.

3 de junho:

o Apoio ao evento “Diálogos sobre Meio Ambiente, Saúde e Qualidade do Ar: avanços da agenda 2030”, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, em Salvador, de 3 de junho a 7 de junho.

o Assinatura do Governo do Estado da Bahia, por meio do Secretário de Meio Ambiente, do termo de compromisso para aderir à Campanha Respire Vida.

o Assinatura do Governo do Estado da Bahia, por meio do Secretário de Educação, do termo de compromisso ao Desafio Campeões dos Oceanos – uma saudável competição nas escolas para trabalhar a redução do lixo plástico entre estudantes de 8 anos ou mais.

5 de junho:

o Apoio ao evento oficial do Ministério do Meio Ambiente para o Dia Mundial do Meio Ambiente, com anúncio, pelo Ministro Ricardo Salles, do Lançamento da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.

o Lançamento da Campanha Respire Vida, da ONU Meio Ambiente e OMS/OPAS, durante evento oficial no MMA;

o Lançamento da publicação “16 medidas pela qualidade do ar nas cidades: um chamado pela saúde e pelo meio ambiente”, em evento oficial no MMA.

o Palestra sobre Consumo e Produção Sustentáveis para membros da equipe, elenco e executivos da Globo, nos estúdios Globo, Rio de Janeiro, como parte da plataforma Menos é Mais, na Semana do Meio Ambiente da Globo;

o Assinatura do MOU (parceria) com a União dos Escoteiros do Brasil;

o Participação em homenagem ao Escotista Rubem Tadeu Perlingeiro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por seu trabalho em defesa do meio ambiente, especialmente pela criação da Insígnia Mares Limpos no âmbito dos Escoteiros do Brasil.

o Em parceria com o Grupo Cataratas, em Foz do Iguaçú, será feito: Lançamento de dois vídeos: “O que tira o seu ar” e “Não é porque você não vê que o problema não existe”; plantio de 300 mudas com os Escoteiros do Brasil; Meia Maratona das Cataratas e produção de 3.000 mudas de árvores com os atletas da meia maratona.

o Palestra na Semana do Meio Ambiente do Banco do Brasil, em Brasília.

o Apoio à inauguração do Espaço Convivência Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

8 de junho:

o Aquele Abraço – ação de clean up em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, promovida pela ONG Route Brasil em 10 pontos nos 18km de extensão da praia da Barra da Tijuca, com participação dos Defensores #MaresLimpos Família Schurmann, Mateus Solano e Fe Cortez. A #MaresLimpos terá uma tenda no Ponto 1 da ação, em parceria com a Volvo Penta. Na ocasião, anunciaremos a assinatura do MOU com a Família Schurmann e o apoio ONU Meio Ambiente à expedição “Voz dos Oceanos”.