ONU lança site especial sobre eleições no Haiti

Faltando menos de duas semanas para a eleição presidencial no Haiti, que será realizada no dia 28 de novembro, o Centro de Informação da Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lança hoje (18/11) um website especial sobre a atuação da ONU no país. Objetivo do projeto, que terá continuidade após as eleições, é tornar acessível informações atualizadas em português sobre a situação humanitária desta nação caribenha.

Especial Eleições Haiti 2010Faltando menos de duas semanas para a eleição presidencial no Haiti, que será realizada no dia 28 de novembro, o Centro de Informação da Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lança hoje (18/11) um website especial sobre a atuação da ONU no país.

O objetivo do projeto, que terá continuidade após as eleições, é tornar acessível informações atualizadas em português sobre a situação humanitária deste país caribenho de pouco mais de oito milhões de habitantes. A página está acessível por meio do endereço www.unicrio.org.br/haiti

O site conta a história do envolvimento das Nações Unidas no Haiti, que começou em 1990 quando, a pedido do Governo provisório, o Grupo de Observadores das Nações Unidas para a verificação das Eleições no Haiti (ONUVEH) acompanhou a preparação e realização da primeira eleição pacífica e democrática da História do país.

Na página também é possível encontrar a história das diversas missões humanitárias da ONU no país, bem como a disponibilização de fotos, um vídeo com legendas em português e links externos que ajudam a entender em detalhes o desenvolvimento do trabalho da Organização em prol dos direitos humanos e da democracia nestes 20 anos de atividades.

Crise humanitária e eleições

Um devastador terremoto de magnitude 7,0 atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro deste ano, resultando na morte de mais de 220 mil pessoas, incluindo 96 membros das Forças de Paz da ONU. Milhares de pessoas ficaram feridas ou permanentemente incapacitadas e 1,5 milhão perdeu suas casas. O terremoto destruiu a capital e representou um duro golpe para a ainda frágil economia e infraestrutura do Haiti.

A catástrofe também levou a um clima de incerteza política, interrompendo um período de relativo progresso para as eleições legislativas, presidenciais e municipais, anteriormente programadas para fevereiro de 2010. Sob a coordenação do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e apoio da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), a ONU lidera esforços de reconstrução da Nação. Em continuidade a este trabalho, no próximo dia 28 de novembro, as Nações Unidas darão amplo suporte para a realização das eleições.

Jornalistas que desejarem mais informações ou as fotos disponíveis no website em alta resolução para publicação podem solicitar por meio dos contatos abaixo.

Acesse o especial por meio do endereço www.unicrio.org.br/haiti

Informações para a imprensa

Valéria Schilling, Assessora de Comunicação
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Tel.: (21) 2253-2211 / Email: valeria.schilling@unic.org