ONU lança Retrospectiva 2012

Em 2012, as Nações Unidas passaram por diversas crises que testaram consistentemente a capacidade da Organização de reagir. Para lembrar alguns destes momentos, o Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU lança nesta quinta-feira (27) a versão em português do vídeo com a retrospectiva do ano.

Em sua primeira visita oficial a Mianmar, de 3 a 7 de dezembro, a Subsecretária-Geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, fez uma parada em campos de deslocados em Mianmar, mais especificamente no Estado de Rakhine, e viu em primeira mão os projetos desenvolvidos pelos parceiros humanitários na região. Na imagem, dois irmãos no campo de Kyein Ni Pyin, em Pauktaw, Estado de Rakhine, durante a visita de Amos. Foto de 5 de dezembro de 2012. Crédito: ONU/David Ohana.

Em 2012, as Nações Unidas passaram por diversas crises que testaram consistentemente a capacidade da Organização de reagir. Desde intensos fenômenos climáticos que deixaram milhares de mortos ou sem moradia até as contínuas crises no Mali, na Síria, no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, entre outros países e regiões, a ONU precisou negociar a paz e aumentar a capacidade de resposta a acontecimentos inesperados.

Para lembrar alguns destes momentos, o Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU lança nesta quinta-feira (27) a versão em português do vídeo com a retrospectiva 2012.

Acesse o vídeo:

A obra aborda a dificuldade da Organização de acabar com a crise na Síria, envolvendo ataques do governo contra o próprio povo e a resposta armada de grupos rebeldes. “Precisamos parar com a violência e o fluxo de armas dos dois lados e começar uma transição liderada pela Síria o quanto antes”, declarou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. O vídeo lembra que o Conselho de Segurança não entrou em um acordo sobre o tema, postergando uma resposta mais enfática para a questão.

Em 2012, ocorreu no Rio de Janeiro a maior conferência já realizada pela Organização em toda sua História – a Rio+20 – com a presença de mais de 40 mil pessoas e 191 Estados-Membros. “Não podemos continuar a queimar e consumir o nosso caminho para a prosperidade à custa de pobres do mundo e do meio ambiente global”, disse Ban na ocasião.

A Retrospectiva também aborda o recente conflito entre o Governo de Israel e os palestinos em Gaza, que obrigou Ban Ki-moon a ir pessoalmente à região para buscar o cessar-fogo. Pouco depois, em novembro, uma resolução da Assembleia Geral elevou a Palestina ao status de Estado Observador não membro, em votação que contou com a ampla maioria dos votos dos países integrantes da ONU.

Seção multimídia da ONU, em NY. (ONU/JC McIlwaine)

Acesse o vídeo em http://youtu.be/rz2prSYXtFk

Na imagem, dois irmãos no campo de Kyein Ni Pyin, em Pauktaw, Estado de Rakhine, em Mianmar, durante a visita da Subsecretária-Geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos. Foto de 5 de dezembro de 2012. Crédito: ONU/David Ohana.