ONU lança pesquisa para ajudar pessoas com deficiência a lidar com situações de desastre

Pesquisa inédita, pretende responder questões como a autoproteção e o tempo suficiente que uma pessoa com deficiência precisaria para sair da área de risco.

Procedimento de evacuação de uma área de risco feito no Vietnã. Foto: UNISDR/Guilhem Alandry/doculab/Malteser International

As Nações Unidas lançaram  na segunda-feira (29) uma pesquisa pioneira online que pretende fornecer informações para ajudar pessoas com deficiência em todo o mundo a se preparar e/ou lidar com situações de desastre.

A pesquisa foi produzida pelo Escritório da ONU para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR) e parceiros, e concentra-se em questões como a capacidade de autoproteção e o tempo suficiente para sair da área de risco antes que o desastre aconteça. Ele também faz perguntas sobre conhecimento, conscientização e participação em planos de gestão de desastres em nível nacional e local.

Os resultados da pesquisa serão anunciados no Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastres, comemorado anualmente no dia 13 de outubro. Os dados recolhidos podem ajudar os governos e as organizações internacionais a pôr em prática políticas que protejam as pessoas com deficiência durante desastres.

Para participar, clique aqui.