ONU lança filme produzido por Luc Besson para sensibilizar sobre mortes no trânsito de crianças

Diariamente, 500 meninos e meninas morrem no trânsito em todo o mundo. Vídeo chama atenção para este perigo e cobra uma resposta das autoridades na promoção de ruas e estradas mais seguras.

Todos os dias, 500 crianças morrem em acidentes de trânsito. Foto: Prefeitura de Campinas/ Kléber Henrique Bertaglia

Todos os dias, 500 crianças morrem em acidentes de trânsito. Foto: Prefeitura de Campinas/ Kléber Henrique Bertaglia

Todos os dias, 500 crianças morrem em acidentes de trânsito no mundo. Para evidenciar esse perigo, o enviado especial do secretário-geral da ONU para segurança viária, Jean Todt, pediu ao cineasta francês Luc Besson para produzir um filme impactante que chamasse a atenção sobre este problema que afeta crianças em todo o planeta em seu caminho para a escola.

O vídeo conta com o apoio da Federação Internacional de Automobilismo e foi lançado no Dia Internacional da Caminhada para a Escola, comemorado todos os anos em 7 de outubro. Chamado “Salve a vida das crianças”, o filme tem como objetivo promover a segurança das crianças nas ruas.

O curta foi filmado na África do Sul e em Paris para mostrar os riscos que enfrentam as crianças nas cidades e em zonas rurais, tanto por causa da falta de infraestrutura, por um lado, quanto pelo trânsito pesado, por outro. A intenção é sensibilizar as autoridades para tomar medidas que lidem com essa questão e promovam alternativas mais seguras para as crianças.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente 186 mil meninos e meninas perdem a vida em acidentes de trânsito, o que constitui hoje a principal causa de mortes entre 15 e 29 anos. Se esta tendência continuar, também será o fator predominante de falecimentos entre a faixa etária de cinco a 14 anos, afirmou o representante da ONU.