ONU lança aplicativos para acessar em tempo real notícias e atividades da Organização

O Departamento de Informação Pública da ONU lançou dois aplicativos para telefones celulares e tablets que permitem que seus usuários acompanhem as reuniões e eventos da ONU, assim como recebam as últimas notícias das Nações Unidas.

O Departamento de Informação Pública da ONU lançou nesta terça-feira (7) dois aplicativos para smartphones e tablets que permitem a seus usuários que acompanhem em tempo real as reuniões e eventos da ONU, assim como recebam as últimas notícias.

Usando o novo aplicativo do Canal de Áudio da ONU (UN Audio Channels, em inglês, para as plataformas Android e iOS), é possível escutar tanto os debates das reuniões realizadas na sede da ONU em Nova York como acessar o conteúdo da Rádio ONU, incluindo os programas informativos, boletins de notícias, especiais e entrevistas nos seis idiomas oficinas da ONU, bem como em suaíle e português.

O acesso ao vivo às reuniões da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU nos seis idiomas oficiais e os informes diários à imprensa também estão disponíveis através dessa ferramenta para smartphone ou através do serviço de voz, atualmente disponível através de ligações a números locais no Brasil, África do Sul, Suíça, Ucrânia e Estados Unidos.

Através do aplicativo de leitura de notícias da ONU – UN News Reader – é possível receber os últimos artigos publicados pela Organização nos seis idiomas oficiais. Além disso, traz informação relevante sobre o Sistema das Nações Unidas, como calendário de eventos, datas comemorativas, informação sobre a ONU e os canais de multimídia, rádio, Twitter, Facebook e Weibo. Por enquanto o aplicativo só está disponível para o sistema Android.

O desenvolvimento do aplicativo de leitura de notícias da ONU foi impulsado pelo Departamento de Informação Pública da ONU em Almaty (Cazaquistão), com o apoio do Grupo Almaty da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão e o Centro Regional da ONU para a Diplomacia Preventiva da Ásia Central (UNRCCA, em sua sigla em inglês).

“Estamos emocionados em poder expandir o acesso ao trabalho da ONU com esses novos aplicativos”, disse a diretora interina da Divisão de Notícias e Mídia do DPI, Hua Jiang. “Ao oferecer conteúdo em oito idiomas através dos smartphones, esperamos poder alcançar mais pessoas e levar os artigos e assuntos da ONU diretamente para elas.”

Como obter os aplicativos

Para baixar esses aplicativos, basta procurá-los por “UN Audio Channels” e “UN News Reader” nas lojas virtuais da plataforma correspondente ao telefone ou usando os seguintes links: UN Audio Channels (Android / iOS) e UN News Reader (Android).