Nações Unidas lançam concurso universitário sobre papel do multilinguismo no mundo globalizado

Redações devem ser escritas em um dos seis idiomas oficiais da ONU, mas não podem ser desenvolvidas na língua materna nem na usada nas aulas da faculdade. Vencedores participarão de fóruns em Nova York. Prazo: 21 de fevereiro.

Foto: ONU/Paulo Filgueiras

As Nações Unidas pedem que estudantes universitários escrevam uma redação em um dos seis idiomas oficiais da Organização sobre o papel do multilinguismo no mundo globalizado.

O concurso, “Muitas línguas, um mundo”, apoia a educação e o multilinguismo internacional por meio do estudo contínuo do Árabe, Chinês, Espanhol, Inglês, Francês e Russo. Orientações sobre como participar podem ser encontradas aqui. O prazo é dia 21 de fevereiro de 2014.

O concurso foi lançado pelo Departamento de Informação Pública da ONU e pela ELS Serviços Educacionais. “Nossa colaboração é baseada em duas das prioridades do secretário-geral da ONU, a juventude e o multiculturalismo, e essa é uma ótima maneira de combinar os dois”, disse o subsecretário-geral da ONU para Comunicação e Informação Pública, Peter Launsky-Tieffenthal.

“Esperamos ressaltar o papel da ONU (…) que é o papel de cada cidadão global de promover a paz e procurar maneiras de melhorar a qualidade de vida, saúde e realização espiritual dos povos de todo o mundo através do consenso e da linguagem”, disse o presidente da ELS, Mark Harris.

Avaliadores internacionais serão convidados pela Iniciativa da ONU ‘Impacto Acadêmico‘ e pela ELS Serviços Educacionais. Eles selecionarão dez vencedores em cada uma das categorias – a redação não pode ser escrita na língua materna do estudante nem no idioma falado nas aulas da faculdade.

Os vencedores serão convidados pela ELS para ir a Nova York para participar de uma série de eventos, como um fórum da juventude para a cidadania global, na sede das Nações Unidas em 27 de junho de 2014.