ONU lança aplicativo de sensibilização sobre exposição responsável a celulares e wireless

A ferramenta reúne respostas para as principais questões dos cidadãos e diretrizes acordadas para garantir a segurança da saúde pública.

A exposição aumentou com a massificação do uso de celulares e tecnologia wifi. Foto: Ministério TIC Colombia (Creative Commons)

A exposição aumentou com a massificação do uso de celulares e tecnologia wifi. Foto: Ministério TIC Colombia (Creative Commons)

Com a expansão das redes de telecomunicações, um novo aplicativo serve como guia para promover uma exposição responsável aos campos eletromagnéticos sem prejudicar a saúde pública.

O aplicativo foi lançado durante o fórum, organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), sobre a exposição humana aos campos eletromagnéticos, em Kochi, Índia, organizado em colaboração com o governo do país.

A ferramenta apresenta os principais aspectos dos campos eletromagnéticos e sua relação com a saúde. Também proporciona acesso às diretrizes acordadas e padrões desenhados para garantir a segurança no seu uso em celulares e tecnologia wireless.

Para o secretário-geral da UIT, Hamadoun I. Touré, o lançamento desse aplicativo ampliará o conhecimento coletivo sobre esse tema e ajudará a responder às questões dos cidadãos.

Igualmente, essa forma de comunicação permite aumentar a transparência sobre as atividades dos reguladores e ações de operadores neste domínio.

A reunião em Kochi também aprovou o relatório técnico sobre campos eletromagnéticos em cidades inteligentes sustentáveis; lugares que incentivarão boas políticas e práticas na implementação de tecnologias de comunicação e informação. O relatório técnico apoiará iniciativas como a do governo da Índia que pretende construir 100 cidades inteligentes em todo o país.