ONU incentiva candidaturas para eleições legislativas na Costa do Marfim

Prazo para apresentação de candidaturas foi prorrogado para 31 de outubro. Missão da ONU no país vai ajudar órgãos nacionais nas principais etapas do processo eleitoral.

A Missão de Paz da ONU na Costa do Marfim (ONUCI) incentivou hoje (27/10) o registro de todos os interessados em lançar candidaturas para as eleições legislativas que acontecerão no dia 11 de dezembro. A Comissão Eleitoral Independente (CEI) do país prorrogou para 31 de outubro o prazo para o registro das candidaturas. Serão as primeiras eleições realizadas na Costa do Marfim após a crise que precedeu as eleições presidenciais no país ano passado.

O porta-voz da ONUCI, Hamadoun Touré, disse que os partidos políticos, agrupamentos e todos os interessados em concorrer às eleições legislativas devem “aproveitar a oportunidade” para apresentar suas candidaturas. Falando em uma conferência de imprensa na capital comercial do país, Abidjan, Touré reafirmou a disponibilidade da Missão em ajudar os órgãos nacionais – a CEI e o Governo – a realizarem as principais etapas do processo eleitoral, observando que um dos principais desafios será a logística.

Como parte dos esforços para apoiar as eleições legislativas, a ONUCI realizou cerca de 1.200 patrulhas em solo e aéreas na última semana. Além disso, a missão oferece segurança e facilita a movimentação para diversas organizações humanitárias que atuam no país.