ONU homenageia trabalho de Nelson Mandela pela paz, justiça e igualdade

Todos os anos, em 18 de julho, indivíduos em todo o mundo são incentivados a dedicar 67 minutos a ajudar o seu próximo – correspondente a cada ano que Mandela dedicou ao serviço público, desde a prisão até a presidência.

Hoje, 18 de julho, é o Dia Internacional Nelson Mandela. Foto: Nelson Mandela Foundation

A Organização das Nações Unidas (ONU) marcou hoje (18) o Dia Internacional Nelson Mandela, comemorando o aniversário de 94 anos do líder sul-africano e honrando suas contribuições para a justiça, a democracia racial e a reconciliação com eventos em sua sede em Nova York e em todo o mundo.

Todos os anos, em 18 de julho, indivíduos em todo o mundo são incentivados a dedicar 67 minutos a ajudar o seu próximo – pelo voluntariado em um hospital, a atenção a uma criança, o fornecimento de alimentos para os desabrigados ou qualquer outro serviço à sua comunidade.

A campanha de 67 minutos – ‘Aja, inspire mudanças’ – é baseada em pessoas que dedicam um minuto de seu tempo para cada ano que Mandela – ou Madiba, como é carinhosamente conhecido – dedicou ao serviço público, como um advogado de direitos humanos, um prisioneiro de consciência, um pacificador internacional e o primeiro Presidente democraticamente eleito pós-apartheid na África do Sul.

“Nelson Mandela dedicou 67 anos da sua vida para mudar a vida do povo da África do Sul. O nosso presente para ele pode – e deve – ser mudar o nosso mundo para melhor”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para o dia. “Aja. Sirva de inspiração para a mudança. Faça de cada dia um Dia Mandela”.

Veja vídeos sobre Nelson Mandelo clicando aqui. Saiba mais em www.mandeladay.com

Acesse abaixo um documentário, em inglês, sobre Mandela:

http://youtu.be/t9xtS57534Y