ONU-HABITAT organiza oficinas técnicas sobre planejamento urbano e mobilidade

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) organizou na semana passada em Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) uma série de oficinas técnicas sobre planejamento urbano, com foco em temas como dados abertos e mobilidade.

Os encontros serviram para discutir projetos a serem implementados nas duas cidades. Na capital pernambucana, a iniciativa focará em dados abertos e transparência, com o nome “Ecossistema de Dados para Governança Urbana”, e na capital mineira, o foco será em tecnologia para mobilidade urbana, nomeado “Mobilidade Inteligente no Expresso Amazonas”.

A cidade de Belo Horizonte, no Brasil. Foto: ONU-Habitat

A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foto: ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) organizou na semana passada em Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) uma série de oficinas técnicas sobre planejamento urbano, com foco em temas como dados abertos e mobilidade.

O United Kingdom Foreign and Commonwealth Office (UKFCO) coordena globalmente o Programa Cidades Globais do Futuro. Foram selecionadas 19 cidades para analisar a viabilidade de intervenções urbanas sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de alcançar a prosperidade inclusiva ao mesmo tempo em que são reduzidos os altos níveis de pobreza, tendo como principais pilares o planejamento urbano, o transporte e a resiliência.

As brasileiras selecionadas foram Belo Horizonte e Recife, e o ONU-HABITAT é o implementador da primeira fase, que será de proposta e análise de uma intervenção em cada uma das cidades.

Após meses de análise junto às autoridades locais e partes interessadas, na semana passada foram realizados encontros nas cidades de Recife (30 de outubro) e de Belo Horizonte (1 de novembro) para validar os projetos propostos.

O projeto na capital pernambucana focará em dados abertos e transparência, com o nome “Ecossistema de Dados para Governança Urbana”, e na capital mineira, o foco será em tecnologia para mobilidade urbana, nomeado “Mobilidade Inteligente no Expresso Amazonas”.

Os encontros de validação foram realizados com os representantes do UKFCO, as autoridades municipais e principais partes interessadas que estarão envolvidas na implementação do projeto.

Os consultores especializados do ONU-HABITAT (Fernando Almeida, para o projeto em Recife e Magdala Arioli, responsável pelo mesmo em Belo Horizonte) organizaram e participaram de ambos os encontros acompanhados pela Oficial Nacional para o Brasil, Rayne Moraes, e pela Assistente de Programas para o Brasil, Bruna Gimba).

Este slideshow necessita de JavaScript.


Comente

comentários