ONU-HABITAT abre inscrições de eventos para Circuito Urbano 2019

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) recebe até 26 de agosto inscrições de organizações interessadas em receber apoio institucional para a realização de eventos no Circuito Urbano 2019.

Os eventos devem ocorrer entre 1º e 31 de outubro em cidades de todo o Brasil e abordar inovações sociais, tecnológicas, econômico/financeiras e de políticas públicas e governança que contribuam para o aprimoramento dos serviços ou da política urbana.

A 2ª edição do Circuito Urbano terá como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”. Saiba como se inscrever.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) recebe até 26 de agosto inscrições de organizações interessadas em receber apoio institucional para a realização de eventos no Circuito Urbano 2019.

Os eventos devem ocorrer entre 1º e 31 de outubro em cidades de todo o Brasil e abordar inovações sociais, tecnológicas, econômico/financeiras e de políticas públicas e governança que contribuam para o aprimoramento dos serviços ou da política urbana.

A 2ª edição do Circuito Urbano terá como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

O ONU-HABITAT é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e realiza, todos os anos, o Outubro Urbano.

A iniciativa, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro), conta sempre com dois temas selecionados para refletir sobre questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor.

É também uma plataforma para debate e divulgação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 11 (“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”).

Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-HABITAT no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano — uma convocatória para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram em outubro.

Os devem abordar como o tipo de inovação selecionado contribui para o aprimoramento de algum serviço e/ou política urbana (água, esgoto e drenagem, resíduos, energia, mobilidade e transportes, moradia adequada, espaços públicos, segurança urbana, cultura, inclusão digital e Tecnologias da Informação e Comunicação, trabalho e emprego decentes, educação, saúde e bem-estar, meio ambiente, alimentação urbana e produção e consumo sustentáveis).

A inovação deve contribuir para o alcance dos ODS e a implementação da Nova Agenda Urbana, de modo a garantir a igualdade, a inclusão, a resiliência, a sustentabilidade e o acesso aos serviços urbanos para todos e todas.

Os eventos devem ser abertos (com ou sem inscrição) e gratuitos; ter, no mínimo, um público previsto de 30 pessoas e dois palestrantes/facilitadores; estar de acordo com os princípios da Agenda 2030; apresentar vínculo com os ODS e ter alinhamento com os princípios defendidos pelas Nações Unidas e pelo ONU-HABITAT.

São incentivados eventos que promovam a igualdade racial e de gênero, respeito à diversidade em seus espaços de debate e promovam metodologias participativas.

O apoio institucional do ONU-HABITAT inclui a participação de voluntários(as) do Circuito Urbano (de acordo a disponibilidade de selecionados(as) para as cidades dos eventos); kit informativo do Circuito Urbano 2019, composto por uma seleção de materiais importantes sobre as agendas globais, posicionamento e atuação do ONU-HABITAT nas temáticas selecionadas; kit para eventos participantes do Circuito Urbano 2019, composto por logos e materiais sobre o ONU-HABITAT, notas conceituais do Outubro Urbano 2019, instruções para aplicação de questionário e apresentação de vídeo especialmente preparado por representantes da agência da ONU para a ocasião.

Também inclui a utilização da logo do ONU-HABITAT em seus materiais de divulgação e websites, mediante aprovação; inclusão do evento no calendário de divulgação do website do Circuito Urbano e nas redes sociais do ONU-HABITAT; realização de posts de divulgação do evento antes, no dia e depois do evento nas redes sociais do ONU-HABITAT; registro na plataforma de eventos do Outubro Urbano global; inclusão das instituições e/ou contatos no mailing de divulgação de eventos e oportunidades; e participação de representantes do ONU-HABITAT, mediante atendimento de critérios e seleção prévia.

O suporte do ONU-HABITAT aos eventos selecionados não envolve qualquer tipo de transferência de recursos financeiros às instituições organizadoras.

Clique aqui para mais informações.


Comente

comentários