ONU fornece apoio logístico para eleição histórica no Iêmen

As eleições no país foram asseguradas por acordo de paz alcançado depois de meses de protesto contra o governo de 33 anos de Ali Abdullah Saleh.

A Mulher mostra seu polegar enegrecido após votar para as eleições presidenciais em Taiz, Iémen.Com o início do período eleitoral no Iêmen nesta terça-feira (21/02), que vai pôr um fim a três décadas de governo do presidente Ali Abdullah Saleh, a ONU está fornecendo apoio contínuo para assegurar que a eleição seja realizada de forma pacífica.

As eleições no país foram asseguradas por um acordo de paz alcançado no final do ano passado, depois de meses de protesto contra o governo de 33 anos de Saleh. Centenas de pessoas morreram durante as manifestações, parte da Primavera Árabe, pedindo a transferência de poder.

Para facilitar o processo de transição, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está providenciando um suporte logístico, além de trabalhar em conjunto com a Suprema Comissão de Eleições e Referendos e a comunidade internacional para promover o engajamento civil. O PNUD lançou uma campanha educacional nas mídias do país, como rádio e televisão, para conscientizar a população sobre o voto.

O Iêmen também recebeu um milhão de dólares do Fundo das Nações Unidas para Manutenção da Paz para facilitar o processo eleitoral, que representa um grande desafio logístico.