ONU: Formas mais modernas de gerar energia são a chave para melhorar qualidade de vida

O secretário-geral da ONU apelou a uma transformação do panorama energético global. Foto: UNIFIL/Pasqual Gorriz

No lançamento da Década das Nações Unidas da Energia Sustentável para Todos (2014-2024), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que as formas mais modernas de gerar energia são a chave para oportunidades que podem mudar a vida das pessoas – desde os cidadãos mais pobres aos mais ricos investidores.

“Os sistemas modernos que geram energia são a chave para mudar a qualidade de vida das pessoas. A clínicas podem armazenar vacinas que salvam vidas. As crianças podem estudar depois de anoitecer”, explicou Ban.

Dessa forma, o secretário-geral apelou para uma transformação do panorama energético global dado que, apesar dos recursos, muitas pessoas ainda não têm acesso a energia.

Relembrando as três metas que a década estabelece até 2030 – acesso universal às novas formas de gerar energia; duplicar a taxa global de eficiência energética e a disponibilidade de energia renovável no percentual global de fontes energéticas –, Ban também afirmou que “a energia sustentável é central para o desenvolvimento de uma agenda sustentável pós-2015”.

Assim, o secretário-geral explicou que “desde as organizações não governamentais até bancos de desenvolvimento multilaterais, estamos trabalhando juntos para um objetivo em comum”.