ONU e Prefeitura de Turim promovem Fórum Internacional de Prefeitos sobre prevenção ao crime e segurança nas cidades

Evento será dias 20 e 21 de maio no Campus da ONU em Turim (Itália) e envolverá prefeitos, representantes da sociedade civil e do setor privado para discutir a questão da segurança e do crime nas cidades.

ONU e Prefeitura de Turim promovem Fórum Internacional de Prefeitos sobre Prevenção ao Crime e Segurança em Ambientes Urbanos. Foto: Reprodução

O Fórum Internacional de Prefeitos sobre a Prevenção ao Crime e Segurança em Ambientes Urbanos acontecerá entre 20 e 21 de maio de 2013, no Campus das Nações Unidas, em Turim (Itália). O evento, que é organizado pelo Instituto Inter-regional das Nações Unidas para Pesquisas sobre Crime e Justiça (UNICRI), o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Prefeitura de Turim, envolverá prefeitos, representantes da sociedade civil e do setor privado para discutir a questão da segurança e do crime nas cidades.

Como reduzir as vulnerabilidades, desigualdades e injustiças em ambientes urbanos, de modo a abordar as dinâmicas complexas e renovadas da segurança e prevenção da criminalidade? O Fórum Internacional de Prefeitos é uma oportunidade para as cidades e autoridades locais tentarem responder esta e muitas outras perguntas, compartilharem conhecimento, trocarem opiniões, experiências e os resultados alcançados na implementação de estratégias para lidar com a questão da segurança e crime nas áreas urbanas.

Em 2008, pela primeira vez, mais da metade da população mundial vivia em cidades. Em 2030 esse número vai chegar a quase cinco bilhões, com o crescimento urbano concentrado na África e na Ásia. Cidades prometem o dinamismo econômico, o acesso a serviços e oportunidades para uma cidadania democrática. Em larga escala, a urbanização é um processo de transformação, sinônimo de modernização e desenvolvimento. Conforme os países se tornam urbanizados, eles se tornam mais avançados, mais desenvolvidos e mais prósperos – e, mesmo assim, a experiência das centenas de milhões de habitantes das cidades é de pobreza e exclusão, de violência e insegurança. Os pobres são excluídos dos benefícios do direito à cidade.

O desafio para as próximas décadas é aprender a tirar proveito das possibilidades que a urbanização oferece — o futuro da humanidade depende disso. O crime e a violência dificultam o crescimento econômico urbano e enfraquecem as instituições, comprometendo, portanto, os esforços para promover o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Os mais vulneráveis, como mulheres, jovens e outros grupos marginalizados, pagam o preço desse círculo vicioso. A incapacidade de alcançar os Objetivos do Milênio das Nações Unidas acabará por ter um efeito negativo exponencial nas cidades.

Ações para melhorar a segurança urbana devem incorporar uma abordagem integrada, participativa e multissetorial, proporcionando a igualdade de acesso aos serviços básicos e oportunidades, além de promover sinergias entre os cidadãos e instituições governamentais.

Neste espírito, o Fórum visa contribuir para abordagens inovadoras para a segurança urbana, envolvendo medidas sustentáveis e acessíveis de prevenção à criminalidade e promovendo o desenvolvimento urbano sustentável.

No Brasil, foram convidados representantes das prefeituras de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

As sessões plenárias serão transmitidas por videoconferência na internet e poderão ser vistas no endereço www.unicri.it

Para mais informações, visite www.unicrit.it ou entre em contato com Marina Mazzini, e-mail: mazzini@unicri.it; Tel: (+39)011 6537 141, Celular: +39 347 4809463