ONU prorroga para 15/9 inscrições para simulado sobre sistema de direitos humanos

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A ONU Brasil, em parceria com universidades brasileiras e com o Conselho Federal de Administração, convida alunos de graduação a participar do II Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, cuja fase presencial ocorrerá em 20 de outubro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF). As inscrições foram prorrogadas para até 15 de setembro.

Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. Foto: Elma Okic/ONU

Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. Foto: Elma Okic/ONU

A Organização das Nações Unidas no Brasil, em parceria com o Conselho Federal de Administração, o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), o Curso de Graduação em Relações Internacionais e o Núcleo de Simulação de Negociações Internacionais da Universidade Católica de Brasília e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, convida a comunidade acadêmica de graduação a participar do II Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, cuja fase presencial ocorrerá em 20 de outubro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).

O objetivo da atividade é promover o conhecimento sobre o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos junto a estudantes de graduação. A atividade faz parte das comemorações do Dia das Nações Unidas, celebrado mundialmente em 24 de outubro, e terá a participação de funcionário(as) das diversas agências especializadas da ONU, de especialistas independentes das Nações Unidas, representações diplomáticas e organizações da sociedade civil com atuação internacional.

O simulado consistirá em um conjunto de atividades de interação entre participantes divididos em delegações que compõem o Conselho de Direitos Humanos. A atividade inclui a realização de um dia de sessão do Conselho de Direitos Humanos, um painel sobre empresas e direitos humanos e a apresentação de relatório no âmbito da Revisão Periódica Universal.

Critérios de participação

Serão aceitas candidaturas de equipes de dois a cinco estudantes de graduação, regularmente matriculadas(os) em instituição de ensino superior. Serão selecionadas até cinco delegações por universidade, observando representatividade geográfica, de gênero e racial.

Para se inscrever, a equipe deverá preencher o formulário de inscrição online e apresentar um dossiê de até 1,5 mil palavras referente aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos e sua relação com a garantia dos direitos humanos. O formulário e dossiê devem ser preenchidos online até 15 de setembro.

Todos os detalhes sobre como participar e critérios de avaliação estão disponíveis neste edital (clique aqui).


Comente

comentários