ONU e parceiros pedem o fim de ações hostis entre Israel e Palestina

ONU, a União Europeia, a Rússia e os Estados Unidos se reuniram em Washington e expressaram preocupação com ações provocativas tanto de Israel como da Palestina.

Reunião do Quarteto Washington, DC. (ONU/Marie Okabe).As Nações Unidas e seus parceiros diplomáticos na busca pela paz no Oriente Médio pediram nessa quarta-feira (11/04) que israelenses e  palestinos evitem ações que prejudiquem a confiança entre as partes. Em vez disso, a ONU propõe o engajamento em ações favoráveis à retomada das negociações diretas.

Em declaração após  reunião em Washington, o  Quarteto –  grupo diplomático que reúne a ONU, a União Europeia, a Rússia e os Estados Unidos – expressou preocupação com ações provocativas de ambas as partes, incluindo a atividade de assentamento contínuo por Israel.

Os membros do Quarteto incentivaram a Autoridade Palestina (AP) a prosseguir os seus esforços de construção institucional e pediram à comunidade internacional para assegurar que a contribuição de 1,1 bilhão de dólares seja disponibilizada. “O Quarteto saudou os esforços das partes para resolver as questões pendentes relacionadas a impostos e cobranças das receitas aduaneiras e pediu a sua conclusão o mais rapidamente possível”, disseram os membros do grupo.

O Quarteto também expressou preocupação com a violência dos colonos na Cisjordânia e instou Israel a tomar medidas eficazes, levando os autores dos atos de violência à justiça. O grupo também condenou os ataques com foguetes em Gaza e destacou a necessidade de calma e segurança para ambos os lados.