ONU e parceiros lançam edital para projetos em cidades médias de Argentina e Colômbia

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e parceiros lançaram o edital “Cidade+Mais: Convocação para o fortalecimento de projetos de finanças municipais e economia urbana”.

O Cidade+Mais tem como objetivo fortalecer as capacidades econômicas e financeiras de cidades médias de Argentina e Colômbia. O prazo de inscrição é 10 de junho para cidades colombianas e 20 de junho para cidades argentinas.

Mercado em Buenaventura, no departamento de Valle del Cauca, Colômbia. Foto do arquivo de agosto de 2014. Crédito: ACNUR / Juan Arredondo

Mercado em Buenaventura, no departamento de Valle del Cauca, Colômbia. Foto do arquivo de agosto de 2014. Crédito: ACNUR / Juan Arredondo

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (FLACMA), a rede Mercociudades, o Fórum Ibero-Americano e do Caribe e a Secretaria de Assuntos Municipais da Argentina lançaram o edital “Cidade+Mais: Convocação para o fortalecimento de projetos de finanças municipais e economia urbana”.

O Cidade+Mais tem como objetivo fortalecer as capacidades econômicas e financeiras de cidades médias de Argentina e Colômbia.

Os vencedores terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com especialistas da unidade de finanças e economia urbana do ONU-Habitat, identificando brechas existentes e delineando recomendações para garantir a sustentabilidade e viabilidade dos projetos.

Também serão identificadas boas práticas e referências internacionais que possam servir de inspiração dentro do contexto de cada iniciativa. A convocação também verifica meios de assegurar a execução dos projetos, examinando seu potencial de gerar crescimento econômico. O prazo para se candidatar é 10 de junho para cidades colombianas e 20 de junho para cidades argentinas.

O edital busca identificar projetos em curso que queiram fortalecer suas capacidades econômicas e financeiras para apoiar sua implementação. A iniciativa recebe o apoio técnico e financeiro do Ministério de Fomento da Espanha.

Podem participar cidades médias colombianas e argentinas que tenham de 100 mil a 1 milhão de habitantes.

Os dois países foram selecionados para aproveitar o potencial dos Fóruns Urbanos Nacionais, um espaço que proporciona intercâmbios com diversos atores sobre os desafios e oportunidades da implementação da Nova Agenda Urbana e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 (ODS11), que prevê tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Os projetos devem seguir os princípios da Nova Agenda Urbana e demonstrar, por meio de respostas a um questionário, como o ONU-Habitat pode dar um valor diferenciado ao projeto.

Um representante da entidade vencedora de Argentina e Colômbia também será convidado a participar do Fórum Urbano Nacional organizado em seu país para expor as oportunidades de intercâmbio. Os projetos não apenas servirão de insumo para publicações da agenda, como também serão parte de uma rede de intercâmbio com outras cidades.

Participe, inscreva seu projeto em http://bit.ly/ciudadmas.

Detalhes de participação e seleção.


Mais notícias de:

Comente

comentários