ONU e Ministério da Saúde lançam amanhã (15) relatório sobre impacto socioeconômico do vírus zika

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Saúde do Brasil lançam nacionalmente o Relatório “Avaliação do Impacto Socioeconômico do Vírus Zika na América Latina e Caribe: Brasil, Colômbia e Suriname como estudos de caso”, amanhã (15), em Brasília, no Hotel Brasília Palace, às 10h.

Mosquitos Aedes aegypti transmitem dengue, chikungunya e zika. Foto: AIEA

Mosquitos Aedes aegypti transmitem dengue, chikungunya e zika. Foto: AIEA

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Saúde lançam nacionalmente o Relatório “Avaliação do Impacto Socioeconômico do Vírus Zika na América Latina e Caribe: Brasil, Colômbia e Suriname como estudos de caso”, amanhã, terça-feira, 15 de agosto, em Brasília (detalhes no serviço abaixo).

O documento é uma contribuição aos esforços dos governos da América Latina e do Caribe, em especial do Brasil, da Colômbia e de Suriname, para conceber respostas nacionais ao vírus Zika. O relatório foi preparado por uma equipe conjunta de especialistas liderada pelo PNUD, em parceria com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e com a colaboração do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e da Universidade Johns Hopkins (JHU).

O evento contará com as presenças de representantes de organismos internacionais, gestores públicos, técnicos, pesquisadores e especialistas do vírus Zika, entre eles, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Pallavi Yagnik.

Programação do evento:

10:00 – 10:30 Abertura.
10:30 – 12:30 Mesa de Debate: Avanços e desafios do Zika no Mundo e no Brasil.

10:30 – 10:45 Apresentação de informações atualizadas pela OMS/PAHO – Dr. Joaquin Molina, Representante da OPAS/Brasil.
10:45 – 11:15 Apresentação dos principais achados e recomendações do Relatório – Sra. Pallavi Yagnik.
11:15 – 11:25 Comentários do Ministério da Saúde – Sr. João Paulo Toledo, Diretor Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde.
11:25 – 11:35 Comentários do Ministério Desenvolvimento Social – Sra Daniela Sant’Ana, Ministério de Desenvolvimento Social.
11:35 – 11:45 Comentários da Fiocruz e do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) – Dra. Martha Moreira – Vice-diretora de Ensino.
11:45 – 11:55 Comentários da Universidade de São Paulo (USP) – Dr. Esper Kallás – Coordenador do Programa de Pós-gradução em Alergia e Imunopatologia da Faculdade de Medicina da USP.
11:55 – 12:30 Perguntas e respostas.

12:30 – 12:45 Encerramento.

SERVIÇO:
Lançamento do relatório: “Avaliação do Impacto Socioeconômico do Vírus Zika na América Latina e Caribe: Brasil, Colômbia e Suriname como estudos de caso”, de PNUD e Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), com apoio do Ministério da Saúde.
Local: Hotel Brasília Palace – Setor Hoteleiro de Turismo Norte – Trecho 1 – Lote 1 – Sala Alvorada – Brasília – DF.
Dia: 15/08/2017 – Terça-feira.
Hora: 10h – 12h45.

Contatos para a imprensa:
Unidade de Comunicação do PNUD – Brasil
Luciano Milhomem – Coordenador de Comunicação – (61) 3038-9117.
Gabriela Borelli – Analista de Comunicação – (61) 3038-9119.