ONU e governo da Nigéria discutem desenvolvimento no país

Ban e Ashiru discutiram sobre o reforço do combate à pirataria na região e a necessidade de continuar dando assistência à União Africana na Somália, entre outros assuntos.

Secretário-Geral Ban Ki-moon (à direita) reúne-se com ministro das Relações Exteriores Olugbenga Ashiru da NigériaO Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Ministro de Relações Exteriores nigeriano, Olugbenga Ayodeji Ashiru, se reuniram ontem (10/01) para a discussão de progressos recentes, incluindo o andamento das investigações da explosão, na capital Abuja, de uma bomba nos escritórios das Nações Unidas no último ano, quando morreram 13 funcionários da ONU.

Ban e Ashiru trocaram visões sobre como reforçar melhor o combate à pirataria no Golfo da Guiné, na África Ocidental, com elogios do Secretário-Geral pela ajuda crucial da Nigéria ao seu vizinho Benin, nos esforços das patrulhas articuladas de ambos os países para vistoriar o litoral compartilhado.

O Secretário-Geral também agradeceu a ajuda nigeriana na recente missão da União Africana no deserto do Sahel para averiguar o impacto da crise na Líbia sobre os países da região. Discutiram também a necessidade de continuar assistindo à Missão de Paz da União Africana na Somália (AMISOM), assim como a situação da região de Darfur, no Sudão.