ONU doa suprimentos a famílias afetadas por inundação no norte do Iraque

Kits incluem colchões, cobertores, galões, lonas e aquecedores. Autoridades iraquianas avaliam prejuízo em torno de 230 milhões de dólares.

Famílias recebem colchões, cobertores, galões, lonas e aquecedores Foto: ACNUR/Escritório em Erbil, IraqueA Organização das Nações Unidas no Iraque está distribuindo suprimentos de emergência para centenas de famílias na parte centro-norte do país, depois das chuvas torrenciais que causaram danos graves e deslocaram cerca de 5 mil pessoas. Cresce o risco de contaminação pela água.

“As avaliações foram realizadas na área no fim de semana e 600 kits de artigos não alimentícios foram distribuídos para 600 famílias, enquanto outras 600 famílias serão assistidas nos próximos dias”, informou a Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque (UNAMI) nesta quinta-feira (7).

Chuvas torrenciais causaram o transbordamento do rio Tigre na província de Salaheddine em 29 e 30 de janeiro. O subdistrito de Beiji, a 50 quilômetros de Tikrit, foi inundado.

Cada família recebeu colchões, cobertores, galões, lonas e aquecedores. As autoridades locais estimam que o dano esteja em torno de 230 milhões de dólares. Durante uma reunião extraordinária em 4 de fevereiro, o Conselho de Ministros concedeu cerca de 1,6 mil dólares a cada família afetada pelas enchentes.