ONU divulga novo relatório sobre AIDS

O documento traz os últimos números sobre novas infecções, pessoas em tratamento, óbitos e crianças e jovens que vivem com o HIV, investimentos e desafios globais.

ONU e a AIDSO documento traz os últimos números sobre novas infecções, pessoas em tratamento, óbitos e crianças e jovens que vivem com o HIV, investimentos e desafios globais.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulga nesta quarta-feira, dia 18 de julho, às 11h15, no Auditório Sergio Vieira de Mello, em Brasília (EQSW 103/104 Lote 1, Bloco D, Sudoeste), relatório global sobre HIV/AIDS . Os novos dados serão apresentados à imprensa pelo coordenador do UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer. A coletiva contará também com a participação do Coordenador Residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek; o presidente do GT UNAIDS no Brasil, Arnaud Peral; e, como convidado especial, o Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

Sob o título ‘Juntos Deteremos a Epidemia’, o relatório ressalta as novas oportunidades científicas e o progresso social que vem conduzindo o mundo para cada vez mais próximo da visão do UNAIDS: Zero novas infecções, Zero discriminação e Zero óbitos relacionados à AIDS.

O relatório também traz uma visão geral dos investimentos internacionais e domésticos, bem como a necessidade de sua melhor utilização com vistas a resultados mais eficientes e sustentáveis.

O Brasil, ao lado de outros países que compõem os BRICS, é citado com destaque pelo volume de recursos aplicados. O documento registra também manifestações de lideranças politicas e da sociedade civil que se destacaram nos últimos anos. O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão inscreve-se entre essas lideranças, pelo seu trabalho na ampliação do acesso aos antirretrovirais e na emissão da licença compulsória do Efavirenz.

O relatório ainda chama atenção para os avanços científicos fundamentados na evidência, como única referência na implementação de atividades.

No documento, o UNAIDS faz um apelo pela solidariedade global e pelas responsabilidades compartilhadas.

Serviço

O quê: Coletiva de Imprensa para divulgação do novo relatório do UNAIDS
Quando: Quarta-feira, 18 de julho de 2012, às 11h15
Onde: Auditório Sergio Vieira de Mello, EQSW 103/104 Lote 1 Bloco D, Sudoeste, Brasília

Mais informações

Alexandre Amorim, UNICEF, (61) 3035-1947, aamorim@unicef.org
Inga Soellner e Lea Ferno, (61) 3038-9217, brazil@unaids.org