ONU: Dia Mundial do Habitat destaca necessidade de promover espaços públicos nas cidades

Ruas, parques, bibliotecas e instalações públicas permitem que as cidades respirem e integrem sua população. Dia é comemorado todos os anos em 5 de outubro.

A conquista do novo conjunto de objetivos para os próximos anos deve ser adotado pelas cidades para garantir um futuro mais próspero para seus cidadãos. Foto: ONU-Habitat/Lucille Kanzawa

Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promove cidades mais inclusivas e resilientes. Foto: ONU-Habitat/Lucille Kanzawa

Espaços públicos seguros para mulheres e meninas contribuem para aumentar a igualdade, promover a inclusão e combater a discriminação, ressaltou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon nesta segunda-feira (05) quando se comemora o Dia Mundial do Habitat.

Com o tema, “Espaços Públicos para Todos”, as Nações Unidas lembram a importância das ruas, parques, bibliotecas, escolas e instalações públicas nas cidades que servem como “espinha dorsal” dos centros urbanos e promovem sociedades mais inclusivas, democráticas e culturalmente ativas e diversas.

“Os espaços públicos adequados melhoram a coesão da comunidade e promovem a saúde, a felicidade e o bem-estar para todos os cidadãos, bem como incentiva o investimento, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade do meio ambiente”, disse o diretor executivo do Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Joan Clos.

Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destaca a necessidade de promover cidades mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Soluções para alcançar esta meta serão tema da Terceira Conferência da ONU para a Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) que acontecerá em 2016 em Quito, Equador.