ONU: Conferência que busca solução política para conflito na Síria será em janeiro

Conferência “Genebra II”, que será realizada em duas partes nos dias 22 e 24 de janeiro, trará governo sírio e oposição para mesa de negociação pela primeira vez desde o início do conflito em março 2011.

Muitas áreas da cidade de Damasco foram destruídas pela guerra. Foto: UNESCO/Ron Van Oers

Muitas áreas da cidade de Damasco foram destruídas pela guerra. Foto: UNESCO/Ron Van Oers

A ONU confirmou que a conferência internacional, “Genebra II”, que busca atingir a paz na Síria será realizada em duas partes em janeiro de 2014. A primeira parte será realizada no dia 22 em Montreux, na Suíça, e a segunda parte no dia 24 na sede da ONU em Genebra. A conferência trará pela primeira vez o governo sírio e a oposição para uma mesa de negociação desde o início do conflito em março 2011.

“A primeira parte [da Conferência] em Montreux contará com delegações de todos os países convidados, onde terão a oportunidade de expressar seus pontos de vista sobre a questão”, explicou a porta-voz para o representante especial conjunto da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, Khawla Mattar, acrescentando que a segunda parte da conferência, em Genebra, seria restrita apenas às duas delegações sírias e ao representante especial conjunto, Brahimi.

O objetivo da conferência Genebra II será alcançar uma solução política para o conflito através de um acordo global entre o governo sírio e a oposição para a plena implementação do comunicado de Genebra, adotado após a primeira reunião internacional sobre a questão em 30 de junho de 2012, que previa a criação de um governo de transição que levaria à realização de eleições no país.

Desde o início do conflito, em março de 2011, mais de 100 mil pessoas foram mortas e 8 milhões expulsas de suas casas. Estima-se que 100 pessoas morrem por dia na Síria.