ONU: Concurso de vídeos marca o Dia do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

Celebrada no dia 6 de abril, a data foi criada para aumentar a conscientização sobre o esporte e incentivar sua prática para contribuir com os objetivos da ONU para o desenvolvimento e a paz.

A comemoração do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz significa o reconhecimento crescente pela ONU da influência positiva que o esporte pode ter sobre o avanço dos direitos humanos e desenvolvimento social e econômico. Celebrada no dia 6 de abril, a data foi criada para aumentar a conscientização sobre o esporte e incentivar sua prática para contribuir com os objetivos da ONU para o desenvolvimento e a paz.

A ONU acredita no esporte como uma janela de oportunidades para a transformação da vida. Assim, como parte dos esforços deste ano para divulgar o Dia e comemorar o papel dos esportes em impulsionar a mudança social, A Organização realizou um concurso de vídeos convidando organizações e projetos ativos no esporte no campo de desenvolvimento a compartilhar suas histórias de como eles estão usando o esporte para fazer um impacto em suas comunidades em formato de filmes.

Um total de 10 vídeos foram escolhidos e serão agora apresentados em várias plataformas de mídia da UNOSDP e em eventos selecionados ao longo do ano. Entre os vídeos selecionados está o da Academia de Futebol Acakoro, fundada para criar oportunidades para as crianças de Korogocho, favela de Nairóbi, no Quênia, através do esporte e da educação.

A Academia ensina as crianças a aplicar os valores do esporte em sua vida diária, como resolver os seus problemas sem o uso de violência, respeitar uns aos outros e jogar limpo, tratar todos igualmente e se esforçar para alcançar seus objetivos. O lema de Acakoro é “Nem todo mundo vai se tornar um jogador profissional, mas todos serão beneficiados”.

Assista aos 10 vídeos vencedores do concurso aqui.