ONU comemora primeiro Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz em 6 de abril

Grandes personalidades do esporte e embaixadores da Boa Vontade do PNUD, Marta, Maria Sharapova, Didier Drogba, Iker Casillas, Ronaldo e Zinédine Zidane se unem para a celebração.

Embaixadores do PNUD apoiam Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Foto: Divulgação/PNUD

Embaixadores do PNUD apoiam Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Foto: Divulgação/PNUD

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Criado por uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e oficialmente anunciado na sede das Nações Unidas no ultimo mês de agosto, a data promove o papel do esporte como um instrumento universal para paz e a serviço da sociedade.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a comemoração da data representa um novo passo nos esforços das Nações Unidas para apoiar e promover a importância dos benefícios do esporte e de estilos de vida saudáveis em um desenvolvimento social mais amplo.

O esporte é visto como um instrumento importante para o desenvolvimento: aumenta a autoconfiança, capacita os jovens, promove a saúde e desempenha um papel importante no esforço global para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A agência da ONU lembrou que o esporte é algo de todos e tem uma linguagem internacional comum, além de ser um fator importante para a unificação no processo de transformação de conflitos e construção da paz.

O poder de projeção do esporte se torna ainda mais atraente como uma ferramenta para a sensibilização e para a comunicação. Neste sentido, o PNUD nomeou personalidades do mundo esportivo como embaixadores da Boa Vontade, com o objetivo de criar uma consciência pública sobre as questões de desenvolvimento, enquanto promove a tolerância e a paz.

Entre os embaixadores da Boa Vontade do PNUD, seis são campeões esportivos: o brasileiro Ronaldo Nazário, Zinédine Zidane, Didier Drogba, Iker Casillas, a brasileira Marta Viera da Silva e Maria Sharapova. Todos eles concordaram em doar seu tempo e sua imagem para promover o desenvolvimento sustentável por meio do esporte.

Desta vez, eles se unem às Nações Unidas e à comunidade esportiva mundial para celebrar o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, destacando como o esporte pode contribuir para a educação, a saúde, a igualdade de gênero, a inclusão social, a solidariedade, a tolerância, o desenvolvimento e a paz.

“A comemoração deste dia vai ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância do esporte como uma ferramenta para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, e reconhecer o potencial do esporte em criar mudanças sociais positivas em todo o mundo. É também uma oportunidade de nos unirmos e comemorarmos juntos”, disse Didier Droga, em nome da equipe de embaixadores do PNUD.