ONU celebra Dia Internacional do Voluntário com comemoração no Rio de Janeiro

No dia 5 de dezembro cidadãos em todo mundo se unem para comemorar o Dia Internacional do Voluntário e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Evento acontecerá no Parque da Cidade das Crianças no Flamengo e contará com apresentações culturais, oficinas para crianças e feira de projetos sociais.

Grupos de voluntários podem ser agentes de mudanças por meio do engajamento da comunidade e atuação das pessoas. Foto: Allyson Pallisser/UNV Brasil

Grupos de voluntários podem ser agentes de mudanças por meio do engajamento da comunidade e atuação das pessoas. Foto: Allyson Pallisser/UNV Brasil

No dia 5 de dezembro cidadãos em todo mundo se unem para comemorar o Dia Internacional do Voluntário e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Neste sábado (05), pessoas ao redor do mundo vão comemorar o Dia Internacional do Voluntário se juntando para apoiar os novos Objetivos de Desenvolvimento SustentáveL (ODS). As iniciativas vão desde um abraço coletivo no norte do Brasil até uma campanha on-line de selfies. Os ODS foram aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas no final de setembro, visando acabar com a pobreza extrema em todas as suas dimensões, de forma irreversível, em todos os lugares, até 2030; combater a desigualdade; e enfrentar as mudanças climáticas.

O tema do Dia Internacional do Voluntário (DIV) deste ano é “Seu mundo está mudando. E você? Seja Voluntário!”, desafiando a todos e a cada um de nós a fazer parte na implementação desses Objetivos Globais.

No Rio de Janeiro a data será comemorada com uma festa gratuita no Parque da Cidade das Crianças no Flamengo. O encontro marcará o lançamento da plataforma de voluntariado da ONG Atados, tendo como programação apresentações culturais, várias oficinas para crianças e uma feira de projetos sociais. O evento está sendo organizado através da parceria do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), Atados, Coorte e ATAQUE BRASIL, além da várias ONGs cariocas que estarão expondo o seu trabalho e fazendo diversas oficinas. O objetivo do evento é sensibilizar os cidadãos cariocas pelo assunto e despertar o engajamento social em ações voluntárias.

A implementação do plano anterior para eliminar a pobreza, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), demonstraram que o desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado apenas por governos. Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reconhecem que os meios tradicionais de implementação precisam ser complementados por mecanismos participativos que facilitem o envolvimento das pessoas, e, explicitamente, convocam grupos de voluntários para exercer os seus direitos como atores desse processo de implementação.

Grupos de voluntários podem ser agentes de mudanças por meio do engajamento da comunidade e atuação das pessoas. O voluntariado promove a apropriação local para soluções de desenvolvimento, cria resiliência e fortalece a preparação das comunidades. O voluntariado também transforma tanto os voluntários com as pessoas com quem eles trabalham.

“As ações de voluntários ao redor do mundo são essenciais para garantir que no próximo plano mundial para acabar com a pobreza não se deixe ninguém para trás”, disse o coordenador executivo do Programa Voluntários das Nações Unidas, Richard Dictus. “Quando as pessoas doam seu tempo, habilidades e energia, eles estão abordando a desigualdade, inovando e trabalhando com uma ampla gama de parceiros para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Voluntários criam espaços para as pessoas se envolverem, adquirem voz, e contribuem para salvar o planeta e a humanidade. ”

SERVIÇO:

Dia: 5 de dezembro de 2015
Horário: 9h às 20H
Lugar: Parque da Cidade das Crianças – Praia do Flamengo, 136 – Flamengo, Rio de Janeiro.

O programa para o evento no Rio pode ser encontrado aqui.


Comente

comentários