ONU Brasil publica documentos sobre cumprimento a nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foto: UNIC Rio / Pedro Andrade

O Sistema ONU no Brasil lançou em junho um roteiro em português para o cumprimento a nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento inclui boas práticas das agências do organismo internacional no país. Também nesse mês, foi publicada a tradução de um glossário explicativo de termos do ODS nº5, que prevê a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as meninas e mulheres. Documentos estão disponíveis gratuitamente em meio online.

O Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional foi adaptado de uma publicação originalmente elaborada pela Força-Tarefa Global de Governos Locais e Regionais, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT).

O volume lançado agora foi modificado para levar em conta o contexto brasileiro. Documento foi organizado pelo grupo interagencial da ONU no Brasil para a Agenda 2030. Entidade reúne membros do governo federal e de 18 agências das Nações Unidas. No roteiro, programas e fundos especializados apresentam experiências de sucesso, além de indicarem como projetos podem ser adaptados a outras comunidades e conjunturas.

Acesse clicando aqui.

Já o Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas busca apresentar as definições internacionalmente acordadas dos conceitos presentes no texto desse ODS. Publicação é a primeira de uma série de glossários que abordará todos os 17 ODS. Acesse clicando aqui.