ONU Brasil e Frente Nacional dos Prefeitos reforçam parceria pelo desenvolvimento sustentável

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, firmaram na terça-feira (4) um memorando de entendimento com o objetivo de criar um marco de cooperação, além de facilitar e fortalecer a colaboração para promoção e alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, firmaram acordo de parceria em Brasília. Foto: PNUD/Vivian Doherty

O presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, firmaram acordo de parceria em Brasília. Foto: PNUD/Vivian Doherty

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, firmaram na terça-feira (4) um memorando de entendimento com o objetivo de criar um marco de cooperação, bem como facilitar e fortalecer a colaboração para promoção e alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O acordo foi estabelecido durante o primeiro encontro entre prefeitos, membros da FNP e chefes de agências especializadas, fundos, programas e entidades das Nações Unidas no Brasil, realizado na Casa da ONU em Brasília.

O coordenador-residente da ONU ressaltou que, embora os ODS sejam globais, eles estão conectados a políticas e ações nos âmbitos regional e local. Segundo ele, é importante que governantes e gestores locais atuem como protagonistas da conscientização e mobilização em torno da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Neste sentido, Fabiancic declarou que o compromisso de todas e todos é essencial na criação da sinergia necessária para o desenvolvimento dos trabalhos nos municípios.

A FNP apresentou aos representantes dos organismos da ONU uma série de projetos temáticos desenvolvidos pela associação, bem como oportunidades de parceria, em especial quanto à organização do V Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O EMDS reúne a cada dois anos prefeitos e secretários municipais para debater impactos e soluções locais para temas de desenvolvimento sustentável, inclusão social e mudanças climáticas.

Foto: PNUD/Vivian Doherty

Foto: PNUD/Vivian Doherty

O encontro tratou também de estratégias para avançar em outros eixos de ação presentes no acordo de cooperação, como disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aportes técnicos dos organismos do Sistema ONU a áreas de trabalho da Frente Nacional de Prefeitos voltadas ao fortalecimento dos municípios.

Participaram do evento representantes de Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Houve ainda participação de representantes de Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ONU Meio Ambiente, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC), Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Programa Mundial de Alimentos (PMA), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).


Mais notícias de:

Comente

comentários