ONU alerta sobre necessidade de avançar nos objetivos do desarmamento

“O progresso [no desarmamento] é fundamental porque – direta ou indiretamente – tem o potencial de beneficiar todos os outros objetivos das Nações Unidas”, disse Ban Ki-moon.

A nova Representante para Assuntos de Desarmamento, Angela Kane, afirmou nesta segunda-feira (02/04), que o mundo precisa avançar nos objetivos globais de desarmamento, como a eliminação das armas de destruição em massa e a redução das armas convencionais. Ela falou  em nome do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, durante a abertura da sessão anual da Comissão das Nações Unidas para o Desarmamento (CNUD).

“O progresso [no desarmamento] é fundamental porque – direta ou indiretamente – tem o potencial de beneficiar todos os outros objetivos das Nações Unidas, assim como o fracasso dos esforços de desarmamento colocaria em risco a segurança e a prosperidade de todos”, afirmou Ban na mensagem para a sessão.

A Comissão é um órgão deliberativo para fazer recomendações no campo do desarmamento e para acompanhar as decisões da primeira sessão da Assembleia Geral, criada em 1978, dedicada ao tema. No entanto, nas últimas décadas, a CNUD não tem conseguido alcançar um acordo substancial.