ONU adere à campanha ‘Um Bilhão Que Se Erguem’ pelo fim da violência contra mulheres

No Brasil, mobilizações são organizadas pelas redes sociais e estão previstas para acontecer neste sábado (16), em Curitiba, Recife e São Paulo. A campanha é promovida pela V-day, organização que mobiliza homens e mulheres em todo o mundo para que levantem suas vozes pelo fim da violência contra mulheres e meninas.

Representantes da ONU aderiram na quinta-feira (14) à campanha ‘One Billion Rising’ ou ´Um Bilhão Que Se Erguem‘ pelo fim da violência contra mulheres e meninas.

A campanha é promovida pela V-day, organização que mobiliza homens e mulheres em todo o mundo, observando o 14 de fevereiro – Dia dos Namorados em muitos países -, para que levantem suas vozes pelo fim da violência contra mulheres e meninas, incluindo estupro, agressão, incesto, mutilação genital feminina e escravização sexual.

Danças, passeatas e painéis de discussões estão acontecendo em todo o mundo para marcar o evento. No Brasil, a mobilização acontecerá neste sábado (16), em Curitiba, São Paulo e Recife (clique nos nomes das cidades para acessar a página no facebook dos organizadores). Acesse aqui o calendário de mobilizações no país.

Assista ao vídeo de divulgação do evento no Brasil:

“A pandemia global de violência contra mulheres e meninas prospera em uma cultura de discriminação e impunidade”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem lida pelo Vice-Secretário-Geral da ONU, Jan Eliasson. “Devemos nos manifestar.”

Assista ao vídeo oficial de divulgação do evento global:

“Neste dia especial, peço a todos os governos para enviar-nos uma mensagem: um compromisso concreto de ação para acabar com a violência contra mulheres e meninas”, acrescentou Ban. “Juntos podemos acabar com a violência contra mulheres e meninas e construir um mundo onde todos vivam sem assédio nem medo.”