Grupos Interagenciais e Programas Conjuntos

O Sistema das Nações Unidas no Brasil estabeleceu estruturas de trabalho para garantir a ação coordenada das agências, fundos e programas presentes no País, assim como para implementar ações planejadas conjuntamente, sob a liderança do Coordenador Residente.

Grupos Temáticos são estruturas permanentes, que têm duas funções: assessorar a Equipe de País da ONU em temas interagenciais complexos e diversificados, e desenvolver e implementar ações programáticas que contribuam para o cumprimento dos ODS e dos resultados previstos no Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021.

Atualmente existem oito grupos temáticos, a saber: HIV/AIDS; Gênero, Raça e Etnia; Cooperação Sul-Sul; Comunicação; Gestão de Operações (OMT); Crime Internacional, Segurança e Cidadania; Esportes para o Desenvolvimento e a Paz, e Juventude.

Forças-tarefa são estruturas temporárias que trabalham em articulação com as instituições nacionais relevantes e são compostos por agências, fundos e programas da ONU em função de seus mandatos.

Programas Conjuntos representam um esforço coletivo de duas ou mais agências do Sistema das Nações Unidas que trabalham em articulação com parceiros nacionais para desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar atividades integradas que contribuam para a implementação dos ODS e de outros compromissos internacionais. Essas atividades são estabelecidas por meio de um plano de trabalho e orçamento comuns.