OMS: todo mundo tem um papel na prevenção do coronavírus

“Há muito que você pode fazer para proteger a si mesmo contra a infecção e para prevenir a transmissão do vírus para outras pessoas”, destacou a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a COVID-19, Maria Van Kerkhove.

Uma série de ações podem ser adotadas por todos para enfrentar a pandemia, como se manter bem informado(a), lavar as mãos e praticar o distanciamento social.

“Há muitas pessoas, trabalhadores essenciais, que não podem ficar em casa. Há muitas pessoas que estão cuidando de pacientes em hospitais que não podem ficar em casa. E se você pode, se você pode ajudar, se for solicitado, por favor, fique em casa.”

“Pedimos a todos que tratem as decisões sobre onde vão, o que fazem e com quem se encontram como decisões de vida ou morte – porque são. Pode não ser a sua vida, mas suas escolhas podem ser a diferença entre a vida e a morte para alguém que você ama ou para um completo estranho”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Nas últimas semanas, a OMS observou surtos associados a festas e outras reuniões sociais, mesmo em locais onde a transmissão foi eliminada.

“Devemos lembrar que a maioria das pessoas ainda é suscetível a esse vírus. Enquanto estiver circulando, todos estarão em risco. É uma questão de fazer boas escolhas. Todos temos um papel a desempenhar na proteção de nós mesmos e uns aos outros.”

Acompanhe:
ℹ️ paho.org/bra/covid19
ℹ️ onu.org.br/coronavirus