OMS: Homicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens no mundo

No total, 200 mil pessoas entre 10 e 29 anos morrem todos os anos. Além de mortes, violência pode aumentar risco de doenças mentais e propensão à criminalidade. Relatório mostra que todos os países têm informação suficiente para solucionar o problema.

Foto: Anistia Internacional

Foto: Anistia Internacional

De acordo com um relatório publicado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o homicídio é a quarta maior causa de mortes no mundo entre pessoas de 10 a 29 anos, somando cerca de 200 mil óbitos por ano de indivíduos nesta faixa etária.

Para a OMS, programas de prevenção de agressões podem gerar melhorias nas áreas de saúde, educação e na sociedade, além de evitar gastos econômicos provocados pela violência.

O documento “Prevenindo a violência na juventude: uma perspectiva da evidência” ressalta que, além de mortes e possíveis ferimentos, a violência nesta faixa etária pode levar a problemas de saúde mental e aumentar risco de uso de drogas ilícitas, sexo irresponsável e gerar maior propensão à criminalidade.

Enquanto o maior obstáculo no combate à violência é a falta de informação sobre a viabilidade das estratégias em países de baixa ou média renda, o relatório destaca que hoje há conhecimento suficiente para qualquer país solucionar o problema.

Programas que focam em cuidados dos pais, desenvolvimento infantil precoce, políticas para reduzir os malefícios do álcool e outros têm mostrado resultados na prevenção contra a violência em países desenvolvidos e em alguns em desenvolvimento.

Confira o relatório clicando aqui.