OMS, Fundação das Nações Unidas e parceiros lançam fundo de resposta ao coronavírus

Um novo Fundo de Resposta para a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, arrecadará recursos de uma ampla gama de doadores para apoiar o trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros na ajuda aos países para responder à atual pandemia.

O Fundo está sendo lançado com grande apoio, inclusive do Facebook e do Google, que instituíram um esquema de correspondência para recursos arrecadados por suas plataformas, enquanto doadores individuais também podem apoiar o fundo pelo site http://www.COVID19ResponseFund.org.

Medidas como lavar as mãos e evitar aglomerações reduzem as chances de infecção pelo novo coronavírus. Foto: pixabay/Mylene2401

Medidas como lavar as mãos e evitar aglomerações reduzem as chances de infecção pelo novo coronavírus. Foto: pixabay/Mylene2401

Um novo Fundo de Resposta à COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, arrecadará recursos de uma ampla gama de doadores para apoiar o trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros na ajuda aos países para responder à atual pandemia.

O Fundo, o primeiro do gênero, permite que indivíduos, empresas e instituições de qualquer parte do mundo se unam para contribuir diretamente para os esforços de resposta global. A iniciativa foi criada pela Fundação das Nações Unidas e pela Fundação Suíça de Filantropia, junto à OMS.

“Estamos em um ponto crítico na resposta global à COVID-19 e precisamos que todos participem desse grande esforço para manter o mundo seguro”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

“Somos imensamente gratos à Fundação das Nações Unidas e à Fundação Suíça de Filantropia por nos apresentarem e nos ajudar a criar esse fundo. Muitas pessoas e instituições têm dito que desejam contribuir para a luta contra o novo coronavírus. Agora elas podem.”

O Fundo está sendo lançado com grande apoio, inclusive do Facebook e do Google, que instituíram um esquema de correspondência para recursos arrecadados por suas plataformas, enquanto doadores individuais também podem apoiar o fundo pelo site www.COVID19ResponseFund.org.

“Não podemos ignorar o fato de que este é um problema verdadeiramente global e exige soluções verdadeiramente globais”, disse Elizabeth Cousens, presidente e CEO da Fundação da ONU.

“O argumento da cooperação global não poderia ser mais claro – as comunidades em todos os lugares são afetadas e as pessoas querem contribuir. Este novo fundo criará espaço para pessoas de todos os lugares, juntas, combaterem esse vírus.”

Os recursos serão direcionados para as ações descritas no Plano Estratégico de Preparação e Resposta à COVID-19 e permitirão que todos os países – particularmente os mais vulneráveis e em risco, com os sistemas de saúde mais frágeis – se preparem e respondam à crise do COVID-19, incluindo detectar casos rapidamente, interromper a transmissão do vírus e cuidar das pessoas afetadas.

A OMS e seus parceiros estão buscando: financiamento para equipamentos de proteção aos profissionais de saúde da linha de frente; equipar laboratórios de diagnóstico; melhorar a vigilância e a coleta de dados; estabelecer e manter unidades de terapia intensiva; fortalecer cadeias de suprimentos; acelerar pesquisa e desenvolvimento de vacinas e terapêuticas; e adotar outras medidas críticas para ampliar a resposta de saúde pública à pandemia.

O Fundo é hospedado por duas instituições: a Fundação das Nações Unidas (registrada nos Estados Unidos) e a Fundação Suíça de Filantropia (registrada na Suíça). Ambas as fundações estabeleceram relações com a Organização Mundial da Saúde, permitindo a transferência eficiente de recursos financeiros para permitir os esforços de resposta à COVID-19.

Além das doações feitas pelo site www.COVID19ResponseFund.org, a Fundação das Nações Unidas também receberá doações por cheque ou transferência bancária de todo o mundo. Basta entrar em contato pelo e-mail COVID19Fund@unfoundation.org.

Todas as doações feitas à Fundação das Nações Unidas e à Fundação Suíça de Filantropia são dedutíveis de impostos na medida permitida pela lei, quando aplicável (EUA e Suíça). Além disso, a Fundação Suíça de Filantropia firmou parceria com a Transnational Giving Europe para estender o benefício tributário a certos países europeus adicionais, quando aplicável.

Para mais informações sobre COVID-19, acesse: www.paho.org/bra/covid19.