OIT lança sistema inédito de indicadores municipais de trabalho decente no Brasil

A coletiva de imprensa será realizada na sede da OIT em Brasília, às 10h30 de sexta-feira, dia 28 de novembro.

O Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil lançará nesta sexta-feira (28/11), em Brasília, um sistema inédito de indicadores municipais de trabalho decente.

Baseado no Censo de 2010 e em outras fontes de informações, o sistema irá disponibilizar numa plataforma online relatórios sobre cada um dos 5.565 municípios brasileiros existentes em 2010, com um conjunto de dados distribuídos em dez áreas temáticas:

1. oportunidades de emprego;
2. rendimentos adequados e trabalho produtivo;
3. jornada de trabalho decente;
4. conciliação entre o trabalho, vida pessoal e familiar;
5. trabalho a ser abolido; estabilidade e segurança no trabalho;
6. estabilidade e segurança no trabalho;
7. igualdade de oportunidades e de tratamento no emprego;
8. ambiente de trabalho seguro;
9. seguridade social; e
10. diálogo social e representação de trabalhadores e empregadores.

O Sistema de Indicadores Municipais de Trabalho Decente foi produzido pelo Escritório da OIT no Brasil, em cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e com o apoio da União Europeia.

Seu lançamento dá continuidade à publicação do 1º Perfil do Trabalho Decente no Brasil em 2009, com dados nacionais, e do Perfil do Trabalho Decente no Brasil: Um Olhar sobre as Unidades da Federação em 2012, com dados dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Agora, este novo conjunto de dados em nível municipal irá constituir um insumo estratégico para a elaboração e futura implantação da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente e de Agendas estaduais e municipais de Trabalho Decente, além de políticas públicas diversas.

A coletiva de imprensa será realizada na sede da OIT em Brasília, às 10h30 de sexta-feira, dia 28 de novembro.

A diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, participará da coletiva de imprensa, além de representantes do IBGE, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Trabalho e Emprego. Os jornalistas que quiserem comparecer ao evento devem confirmar presença por email: canestrelli@ilo.org

O conceito de Trabalho Decente expressa uma síntese da missão histórica da OIT de promover oportunidades para que homens e mulheres obtenham um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas.

O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT – o respeito aos direitos no trabalho, a promoção do emprego, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social –, e condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

Serviço

Lançamento do Sistema de Indicadores Municipais de Trabalho Decente
Quando: sexta-feira, 28/11, às 10h30
Onde: Escritório da OIT no Brasil – SEN Lote 35 – Brasília, DF
Contato para imprensa: Ana Paula Canestrelli (canestrelli@ilo.org / Tel: 61-2106-4625)