OIT diz que crise aumenta o risco de que meninas entrem no trabalho infantil

A crise financeira global poderia empurrar um número crescente de crianças, especialmente meninas, para o trabalho infantil, de acordo com um novo relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por ocasião do Dia Mundial contra o trabalho infantil, que é comemorado em 12 de junho.

Organização Internacional do Trabalho (OIT)GENEBRA – A crise financeira global poderia empurrar um número crescente de crianças, especialmente meninas, para o trabalho infantil, de acordo com um novo relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por ocasião do Dia Mundial contra o trabalho infantil, que é comemorado em 12 de junho.

O relatório da OIT, intitulado “Dê uma Oportunidade às Meninas. Combater o trabaho infantil, uma chave para o futuro”, observa que, embora recentes estimativas globais indiquem que o número de crianças envolvidas com o trabalho infantil tenha diminuído, a crise financeira ameça os progressos feitos até agora.

“Nós temos visto alguns progressos reais na redução do trabalho infantil.As políticas escolhidas para enfrentar a atual crise serão um teste em nível nacional e mundial para avançar ainda mais nesta luta”, disse o Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia.

O relatório diz que o perigo de aumento do trabalho infantil de meninas está ligado ao fato de que em muitos países as famílias dão preferência aos meninos quando tomam decisões sobre a educação dos filhos (1). O aumento da pobreza como resultado da crise poderia levar as famílias pobres com muitos filhos a ter que decidir quais filhos podem permanecer na escola. Nas culturas nas quais se dá mais valor à educação das crianças do sexo masculino, as meninas correm o risco de serem retiradas da escola e ficam mais vulneráveis para entrar no mercado de trabalho em uma idade precoce.

Severino Goes
Assessor de Imprensa
Escritório da OIT no Brasil
SEN Lote 35, 70800-400, Brasília-DF
Tel.: 61 – 2106-4634/9981-2187
Fax.: 61 – 3322-4352
goes@oitbrasil.org.br