OIT apoia seminário em Porto Alegre sobre combate ao trabalho infantil

O trabalho infantil atinge hoje cerca de 3,3 milhões de crianças entre 5 e 17 anos em todo o Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foto: EBC

O trabalho infantil atinge hoje cerca de 3,3 milhões de crianças entre 5 e 17 anos em todo o Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1995, este número era de 8,1 milhões. O Programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (ARISE), criado exclusivamente para combater o problema e evitar a evasão escolar, é uma das diversas iniciativas que contribuíram para esta queda significativa.

Na quinta e sexta-feira (18 e 19), o programa realizará em Porto Alegre (RS) o Seminário ARISE — Trabalho Infantil: Realidades e Superações, com o objetivo de discutir o tema com especialistas e apresentar novas alternativas para a erradicação do trabalho infantil no Brasil.

O evento será transmitido ao vivo a partir das 9h por meio da ferramenta Periscope, que pode ser acessada pela página do programa no Twitter: www.twitter.com/arise_prog

O seminário terá a participação do diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen; do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa; do escritor, psicólogo clínico e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias, Ivan Capelatto; da secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa de Oliveira; e da professora do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, Ana Lúcia Kassouf, entre outras.

Desenvolvido no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, o ARISE é uma Parceria Público Privada entre a OIT, a empresa japonesa Japan Tobacco International (JTI) e a organização norte-americana Winrock International, que visa a elaborar e implementar programas que eliminem progressivamente o trabalho infantil no cultivo do tabaco.

O programa começou a ser implementado em 2012 no município de Arroio do Tigre e em seguida foi ampliado para Sobradinho, Lagoa Bonita do Sul e Ibarama. O Programa ARISE também opera no Malawi e em Zâmbia.

Seminário ARISE – Trabalho Infantil: Realidades e Superações

Data: dias 18 e 19 de agosto

Local: Plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)

Avenida Praia de Belas, 1100, Porto Alegre – RS