OIM e UniCesumar lançam curso de português online e gratuito para migrantes e refugiados

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a instituição de ensino UniCesumar, anuncia o lançamento do curso online “Português para Migrantes e Refugiados”. Com o apoio da OIM, todo o conteúdo foi revisado por uma consultora especializada e classificado nos diferentes níveis de aprendizagem.

O curso já está disponível e tem como principal objetivo oferecer para migrantes e refugiados, que já possuem um conhecimento básico da língua portuguesa, a oportunidade de aprimorar no idioma, apoiando assim, sua integração socioeconômica no Brasil.

Foto: UniCesumar

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a instituição de ensino UniCesumar, anuncia o lançamento do curso online “Português para Migrantes e Refugiados”. Com o apoio da OIM, todo o conteúdo foi revisado por uma consultora especializada e classificado nos diferentes níveis de aprendizagem.

O curso já está disponível e tem como principal objetivo oferecer para migrantes e refugiados, que já possuem um conhecimento básico da língua portuguesa, a oportunidade de aprimorar o idioma, apoiando assim, sua integração socioeconômica no Brasil.

Totalmente gratuito, o curso é divido em três módulos de 80 horas cada e inclui os níveis intermediário e avançado. Os alunos terão acesso a vídeos, textos e materiais de apoio para auxiliá-los no aprendizado do idioma.

“Acolher e apoiar migrantes e refugiados em suas necessidades é um dos grandes desafios do mundo contemporâneo. Estamos fazendo a nossa parte, pela UniCesumar e Instituto UniCesumar, proporcionando a eles oportunidades de reconstrução de suas vidas; um caminho que passa, fundamentalmente, pela educação”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da UniCesumar, Weslley Matos.

“Por isso, entre outros projetos de apoio, elaboramos e estruturamos um curso de língua portuguesa de educação a distância com metodologia e conteúdo adequados ao contexto específico da migração. A parceria com a OIM elevou ainda mais a qualidade do material, o que nos deixou extremamente felizes”, complementou o diretor.

As aulas podem ser acessadas via smartphone, tablet ou computador. Para se registrar, os interessados devem acessar a página do curso e completar o formulário com seus dados pessoais. Ao final da formação, será emitido um certificado referente aos módulos intermediário e avançado de língua portuguesa.

“Com o curso, poderemos nos desenvolver com mais facilidade em nossa vida aqui no Brasil, já que o idioma é muito necessário tanto para conseguir melhores empregos, como na integração social”, afirmou a venezuelana a Diolennys B, 32 anos, moradora de Curitiba e há 3 anos no Brasil, já inscrita na formação.

Essa iniciativa é realizada no marco do projeto “Oportunidades – Integração no Brasil”, implementado pela OIM e realizado com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O projeto visa apoiar o governo brasileiro, nas suas diferentes esferas, e o setor privado na integração econômica de venezuelanos e migrantes oriundos de países vizinhos ao Brasil que estejam em situação de vulnerabilidade no país.

Serviço:
Curso de Português para Migrantes e Refugiados
Modalidade: Ensino a Distância
Gratuito
Inscrições: www.universoead.com.br/portugues-para-imigrantes