Oficina contra trabalho infantil será realizada nesta sexta-feira (20) em Aracaju

Comunicadores, formadores de opinião e atores sociais de cinco capitais do Nordeste estão sendo capacitados para contribuir no combate ao trabalho infantil e proteção do trabalho adolescente. Campanha conta com o apoio do UNICEF e da OIT.

Comunicadores, formadores de opinião e atores sociais de cinco capitais do Nordeste – Aracaju, Maceió, Recife, Salvador e São Luís – estão sendo capacitados para contribuir no combate ao trabalho infantil e proteção do trabalho adolescente.

A ação é realizada pela ONG baiana CIPÓ Comunicação Interativa e integra a campanha colaborativa nacional: “É da Nossa Conta! Sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido”, pela Fundação Telefônica Vivo.

As capacitações visam a conscientizar tanto comunicadores quanto atores sociais vinculados ao Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes que a comunicação é decisiva no combate às formas exploratórias de trabalho.

Segundo dados do IBGE, no Brasil há 3,4 milhões de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em situação de trabalho, alguns deles enquadrados nas piores formas.

A situação é bastante crítica nas regiões Norte e Nordeste, onde vivem 1,4 milhão desses meninos e meninas.

O presidente da Fundação Telefônica Vivo, Françoise Trapenard, destaca que “o problema se tornou opaco e culturalmente aceito, mas de fato atinge milhares de crianças. É da minha conta, da sua e da conta de todos os brasileiros”, diz Françoise justificando o nome da Campanha.

Realizado em parceria com o UNICEF e a OIT, o projeto que mobilizou mais de 25 milhões de pessoas em 2012 – na sua primeira edição –, inicia uma nova fase para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

A estratégia é propor aos cidadãos que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais. A campanha tem a internet como principal plataforma.

As próximas capacitações ocorrerão em: Aracaju (sexta-feira, 20 de setembro – Auditório do Jatobá Praia Hotel – Av. Santos Dumont, 478. Jardim Atalaia); e Salvador (quarta-feira, 25 de setembro – Auditório da Cipó – Rua da Paciência, 3784, Rio Vermelho); Outras capacitações já foram realizadas em Maceió, Recife e São Luís.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Para mais informações:

CIPÓ – Comunicação Interativa
Nilton Lopes, Coordenador do Núcleo de Incidência Política
Telefone: (71) 81817331

Fundação Telefônica Vivo
Aline Boniolo, Assessoria de Imprensa – Máquina PublicRelations
Telefones: (11) 3430 5955 e (11) 9 9650 4757
E-mail: aline.boniolo@grupomaquina.com

UNICEF
Estela Caparelli, Assessoria de Comunicação
Telefones: (61) 3035 1963 e (61) 8166 1648
E-mail: mecaparelli@unicef.org