O “Alcance e significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos” é discutido em evento na ABL

O Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC RIO), Giancarlo Summa, participou da palestra “Alcance e significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, parte do seminário “Brasil, brasis”, organizado pela Academia Brasileira de Letras. Além da palestra, o evento contou com uma exposição de fotos e objetos relacionados à contribuição de Austregésilo de Athayde, único brasileiro a participar da redação da Declaração. O evento aconteceu em 11 de dezembro, no auditório da ABL, no Rio de Janeiro, e foi coordenado pelo acadêmico Celso Lafer.

O "Alcance e significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos" é discutido em evento na ABLO Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC RIO), Giancarlo Summa, participou da palestra “Alcance e significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, parte do seminário “Brasil, brasis”, organizado pela Academia Brasileira de Letras. Além da palestra, o evento contou com uma exposição de fotos e objetos relacionados à contribuição de Austregésilo de Athayde, único brasileiro a participar da redação da Declaração. O evento aconteceu em 11 de dezembro, no auditório da ABL, no Rio de Janeiro, e foi coordenado pelo acadêmico Celso Lafer.

Giancarlo Summa destacou a atualidade da Declaração Universal dos Direitos Humanos após seis décadas da sua redação. Segundo o Diretor do UNIC RIO, isso é resultado da incorporação dos valores da declaração pelos Estados. “A Declaração continua viva após seis décadas porque passou a ser adotada pelos povos dos países como sua. Trata-se de uma obra-prima de síntese e eficácia. Poucas obras têm a contundência da DUDH”, afirmou. Summa ressaltou ainda a importância das Nações Unidas como instrumento político dos interesses dos povos.

Também participaram do evento o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, a procuradora do estado de São Paulo Flávia Piovesan, o pesquisador Francisco Whitaker, o cônsul-geral da França, Hughes Goisbault e o ministro do Desenvolvimento Social , Patrus Ananias. A palestra foi transmitida ao vivo pelo portal da ABL na internet.


Comente

comentários