Novo site do UNAIDS Brasil facilita acesso a informações sobre HIV e AIDS no país e no mundo

O novo site contará com atualizações constantes sobre os temas relacionados à AIDS, como os avanços biomédicos nas áreas de tratamento e prevenção, as ações pelo fim do estigma e da discriminação.

Página principal (Home)do novo site do UNAIDS Brasil.

Página principal do novo site do UNAIDS Brasil.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) lançou nesta segunda-feira (14) seu novo portal com informações atualizadas sobre a epidemia de HIV no Brasil e no mundo. O novo site contará com atualizações constantes sobre os temas relacionados à AIDS, como os avanços biomédicos nas áreas de tratamento e prevenção, as ações pelo fim do estigma e da discriminação.

O novo portal do UNAIDS também trará campanhas do Programa e de seus copatrocinadores – o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), o Programa Mundial de Alimentos (PMA), o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Banco Mundial.

Por meio de uma plataforma amigável e de fácil navegação, o site www.unaids.org.br tem como objetivo não apenas prover informações atualizadas a todas as pessoas interessadas em se informar sobre o tema, mas também promover o debate e conquistar novos leitores e apoiadores para a causa. O novo portal conta, por exemplo, com uma área específica que reúne dicas sobre como este engajamento pode acontecer. Em Como apoiar, o usuário poderá visitar sessões como Você+UNAIDS e Atue em sua comunidade.

“O objetivo com este novo portal é aproximar as pessoas – em especial jovens, estudantes e ativistas – do diálogo sobre HIV e AIDS e mostrar que cada um de nós é parte na resposta à epidemia”, disse a diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard. “Nesta última década, o Brasil deixou de discutir este tema de forma mais ampla, de levar a questão da AIDS para dentro das escolas, de casa, do trabalho e dos círculos de amizade. Os canais de comunicação do UNAIDS, como este novo site, são ferramentas para incentivar a retomada deste debate tão indispensável se quisermos acabar com a epidemia de AIDS até 2030.”

Entenda a estrutura para navegação

A página principal (Home) do novo site do UNAIDS Brasil está divida em quatro áreas principais: menu superior, destaques, barra lateral para informações rápidos e menu inferior.

No menu superior, será possível, por meio das sessões Quem Somos e O Que Fazemos, conhecer mais sobre a equipe, a estrutura e o funcionamento do UNAIDS no Brasil e no mundo. Ainda no menu superior, por meio das sessões Sobre a AIDS, Acontece e Como apoiar, o visitante poderá se atualizar com as informações essenciais sobre HIV e AIDS, as notícias mais recentes ligadas ao tema, e também sobre as formas de se engajar e apoiar a resposta à epidemia no Brasil.

Entre os destaques da página principal, estarão sempre os quatro posts de maior relevâcia publicados recentemente (notícias, campanhas, vagas de trabalho entre outros), acompanhados na parte inferior dos destaques de outras quatro notícias dispostas e formato de blog, também com informações mais recentes publicadas pela equipe de comunicação do UNAIDS Brasil.

Na barra lateral para informações rápidas (à direita da Home), os internautas poderão acompanhar as últimas postagens dos canais do @UNAIDSBrasil no Twitter e no Instagram.

Um mecanismo de nuvem de tags (temas) – criado automaticamente de acordo com as postagens feitas no site – tem o objetivo de facilitar a busca por informações por meio de palavras-chave e assuntos de interesse do internauta.

A página principal conta ainda com mecanismo de busca, ferramenta de tradução – via Google Tradutor – para qualquer idioma, bem como atalhos para conhecer melhor e se tornar seguidor dos canais do UNAIDS Brasil nas mídias sociais.

No menu inferior, é possível obter informações sobre temas relacionados a Direitos Humanos (Disque Direitos Humanos – Disque 100, Estigma e Discriminação, Conheça seus direitos), ter acesso a materiais Multimídia (Galeria de Fotos, Vídeos e Infográficos) e também às coordenadas sobre a localização do escritório do UNAIDS em Brasília.

Além disso, ainda pela página principal, é possível entrar em contato com a equipe do UNAIDS no Brasil pelo ícone de email situado tanto na parte superior quanto na parte inferior da página.

UNAIDS Brasil de casa e de cara nova

Além de estar de cara nova – virtualmente – o UNAIDS Brasil também está de casa nova. Desde o dia 8 de setembro, a equipe do UNAIDS se mudou para o novo prédio do Complexo Sérgio Vieira de Mello – também conhecido como Casa da ONU no Brasil – no Setor de Embaixadas Norte, em Brasília. Além do escritório do UNAIDS, o novo módulo abriga também as equipes do UNFPA, PNUMA e ONU Mulheres. Agora, trabalham juntos no mesmo complexo cerca de 200 funcionários do Sistema ONU.

CONTATO
UNAIDS Brasil: Daniel de Castro, tel. +55 61 3038 9221 | cel. +55 61 9304 2654 decastrod@unaids.org

UNAIDS
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) mobiliza e inspira o mundo para alcançar sua visão compartilhada de zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS. O UNAIDS une os esforços de 11 organizações da ONU – ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial – e trabalha em colaboração com parceiros nacionais e internacionais para maximizar resultados da resposta à AIDS. Saiba mais em unaids.org.br e pelos nossos canais no Facebook e no Twitter.