Novo serviço público de TV digital promete facilitar a vida de brasileiros

Foto: EBC

Um novo serviço de televisão digital foi apresentado a cem famílias que participam do programa “Brasil Sem Miséria”, em João Pessoa, na Paraíba. O programa é um sistema interativo que permite o acesso a diversas informações sobre saúde, educação financeira, programas sociais, empregos e capacitações através de um só toque no controle remoto.

“Agora posso procurar um emprego ou um curso sem sair de casa”, diz a cabeleireira Edineide Santos. “Antes as pessoas tinham que pegar pelo menos um ônibus para ir até o posto do Sine (Sistema Nacional de Empregos).”

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite os conteúdos para a televisão, que se comunica com antenas em diversas cidades e levam o sinal digital para conversores instalados nas casas das famílias paraibanas. Além dos conversores, os participantes receberam o controle remoto e treinamento.

“A tecnologia permite que eles interajam com o conteúdo como se estivessem online, mesmo que não haja conexão à internet na área”, explica André Barbosa, superintendente de suporte da EBC. “No Brasil, 97% dos lares contam com um aparelho de TV”, acrescentou.

De acordo com estudos realizados pelo Banco Mundial, o canal para empregos e capacitação profissional foi o mais popular dentre as famílias. Os estudos ajudarão a EBC na implementação de uma plataforma digital que transmitirá conteúdos interativos de todas as tevês públicas brasileiras.

Com o custo de apenas R$ 10 por família, os brasileiros poderão realizar diversas tarefas sem sair de casa, como checar o saldo bancário, tirar o extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e marcar uma consulta em hospitais públicos e postos de saúde.

A EBC, que criou a plataforma chamada de Brasil 4D – uma menção a Democracia, Diversidade, Desenvolvimento e Digital – pretende exportar o modelo para outros países latino-americanos e para a África. Saiba como funciona o Brasil 4D em http://youtu.be/TGLIkNJREL0