Novo relatório de indicadores do Selo UNICEF é enviado a municípios brasileiros

O Programa Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Município Aprovado Edição 2009-2012 está em sua etapa final. E, como parte das atividades de avaliação, o UNICEF encaminhou nesta terça-feira (30) a cada município os resultados obtidos nos eixos de Impacto Social e de Gestão de Políticas Públicas.

Os números foram consolidados pelo UNICEF tendo como fonte os seguintes órgãos oficiais: IBGE; Datasus, Ministério da Saúde; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Inep, Ministério da Educação. Foram utilizados os dados mais recentes, havendo variação de ano de acordo com os indicadores.

Todos os municípios inscritos nesta edição estão recebendo os dados, mesmo que não tenham completado todas as etapas previstas na metodologia. Caso a equipe do município não concorde com os dados oficiais consolidados, o UNICEF pede que o município entre em contato diretamente com essas instituições para solicitar os devidos ajustes. Nesse caso, a revisão poderá ser feita pelo UNICEF, desde que um daqueles órgãos solicite por escrito a alteração até o dia 9 de novembro de 2012.

O anúncio final dos ganhadores desta edição do Selo UNICEF será realizado na segunda quinzena de novembro. Mas, desde já, o UNICEF destaca que todos os municípios que chegaram até esta etapa já se diferenciam pelo seu compromisso com a melhoria concreta da situação de vida dos meninos e meninas.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional do UNICEF pelos esforços dos municípios em diminuir a mortalidade infantil, ampliar o acesso a educação, saúde e proteção, ajudando o Brasil a vencer o desafio de fazer com que os Objetivos do Milênio alcancem cada criança e adolescente brasileiro. Para mais informações, entre em contato com o escritório do UNICEF responsável por seu Estado.