Novo Guia de Comércio da ONU foca em cooperações Sul-Sul e triangular

O Guia destaca como agências multilaterais e doadores bilaterais incentivam e apoiam as cooperações Sul-Sul e triangular, e fornece exemplos de projetos e serviços.

Imagem: Capa da publicação da ONUDI.

Imagem: Capa da publicação da ONUDI.

A nova edição do Guia de Recursos para Capacitação do Comércio, publicado pela Organização de Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas (ONUDI), tem uma seção especial dedicada às cooperações Sul-Sul e triangular que tornaram-se elementos cada vez mais importantes de cooperação para o desenvolvimento entre os países.

A publicação foi lançada durante a Ajuda para a Análise do Comércio Global na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, de 30 de junho a 2 de julho. Trata-se, até à data, da mais completa compilação dos principais serviços de assistência técnica bilaterais e multilaterais, e faz uma contribuição significativa para o aumento da transparência e da eficácia do comércio relacionado à assistência técnica e seus benefícios para os países e povos em seus esforços para estimular o comércio liderado pelo crescimento econômico, o aumento do emprego e a criação de riqueza.

O guia destaca como as agências multilaterais e doadores bilaterais incentivam e apoiam as cooperações Sul-Sul e triangular, e fornece exemplos de projetos e serviços para quase todas as agências multilaterais e regionais. Todos os países em desenvolvimento incluídos na publicação mencionam a participação ativa na cooperação Sul-Sul, com Argentina, Brasil, China, Indonésia, México e Rússia particularmente empenhados.

A cooperação para o desenvolvimento tradicional e assistência técnica estão sendo complementados por experiências disponíveis nos países em desenvolvimento e emergentes. Uma série de novos países doadores, que são membros do G20 ou dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), oferece assistência técnica aos países em desenvolvimento. Além disso, a própria ONUDI estabeleceu um serviço específico para coordenar e promover a cooperação Sul-Sul e a cooperação triangular industrial.

Clique aqui para acessar a publicação.