Novas regras da UIT sobre ‘roaming’ internacional beneficiam consumidores

Quatro novas disposições devem permitir aos usuários viajar internacionalmente com seus dispositivos móveis de forma simples, fácil e sem “surpresas na conta”.

Novas regras da UIT sobre 'roaming' internacional beneficiam consumidores

A Conferência Global de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) aprovou nesta quarta-feira (12) quatro novas disposições sobre o ‘roaming’ que devem permitir aos usuários viajar internacionalmente com seus dispositivos móveis de forma simples, fácil e sem “surpresas na conta”.

As novas regras do Regulamento das Telecomunicações Internacionais visam garantir a transparência dos preços e a qualidade dos serviços de ‘roaming’ internacional para os consumidores finais.

De acordo com elas, cabe aos Estados tomar medidas para que os usuários recebam das operadoras informações completas e gratuitas sobre estes serviços sempre que cruzarem as fronteiras.

Espera-se que essa transparência leve a uma maior concorrência entre as operadoras, com possíveis benefícios, como a melhora da qualidade do serviços e a diminuição dos preços, atraindo mais consumidores.

Saiba mais detalhes sobre o evento em www.itu.int/en/wcit-12/Pages/default.aspx