Novas ferramentas permitem que internautas acompanhem as últimas tendências do IDH

Com o objetivo de dar maior acesso aos principais indicadores de desenvolvimento humano de todos os países, o inovador Public Data Explorer, do Google, agora apresenta os números mais recentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e links diretos para o extenso banco de dados e estatísticas internacionais do Relatório de Desenvolvimento Humano.

Com o objetivo de dar maior acesso aos principais indicadores de desenvolvimento humano de todos os países, o inovador Public Data Explorer, do Google, agora apresenta os números mais recentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e links diretos para o extenso banco de dados e estatísticas internacionais do Relatório de Desenvolvimento Humano. Disponível online em todo o mundo através do Google Labs, a ferramenta incorpora pela primeira vez os principais indicadores estatísticos Relatório nos últimos 21 anos.

Qualquer pessoa com acesso à Internet pode agora facilmente comparar o desempenho do IDH de diferentes países, visualizar graficamente os resultados e compartilhar seus recém-criados gráficos e mapas com os amigos por e-mail.

O Relatório de Desenvolvimento Humano, publicação editorial independente encomendada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é reconhecido por suas abordagens inovadoras para a avalição do progresso no desenvolvimento em níveis globais e nacionais. Esta colaboração com o Google pretende ampliar o apoio internacional para uma abordagem para o desenvolvimento centrada nas pessoas, em vez de puramente econômica, com dados como a escolaridade ou a expectativa de vida sendo considerados uma medida tão importante de conquistas nacionais quanto o crescimento da renda.

“Tornar essa informação mais acessível através do Google dá aos usuários de Internet em todos os lugares uma nova maneira de acompanhar as tendências e padrões de desenvolvimento humano hoje e ao longo do tempo,” disse a Diretora do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, Jeni Klugman.

Juntamente com o IDH, o banco de dados do Relatório de Desenvolvimento Humano apresenta outros índices de desenvolvimento inovadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado pela Desigualdade, o Índice de Desigualdade de Gênero e o Índice de Pobreza Multidimensional – todos os quais são acessíveis através do Public Data Explorer. O atual banco de dados foi compilado de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2010 e será atualizado anualmente.